Nos dias 9 e 10 de maio, a Fetape realizou Oficina “Sustentar em Pernambuco - Ações Integradas que fortalecem a base do Movimento Sindical Rural", no Polo Sindical do Pajeú, no município de Tabira, sob a coordenação de sua Presidência e das Diretorias de Finanças e Administração e de Formação e Organização Sindical. A ação, que é um projeto-piloto, ocorreu também nos Polos Sindicais do Agreste Meridional, em Garanhuns, e da Mata Sul, em Ribeirão, no início deste mês. Com isso, o Plano Sustentar é lançado como uma semente, fazendo brotar experiências que serão multiplicadas, posteriormente, nos demais Polos Sindicais do estado.
A atividade, que contou com a participação da Contag, teve por objetivo contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira e da visibilidade do Movimento Sindical Rural em Pernambuco. Em sua programação foi assegurada uma apresentações do Plano Sustentar em nível nacional, mostrando como essa ideia dialoga com a realidade do estado. Também houve trabalhos em grupos para o aprofundamento da Política de Comunicação da Fetape; e construção coletiva da Campanha de Sindicalização e da proposta dos Mutirões Sindicais.
Durante a realização das oficinas, foi formada a Rede de Comunicadores do MSTTR, que nasce com a responsabilidade de fazer ecoar as lutas e conquistas do Movimento Sindical Rural, nas três regiões. Para isso, a Rede de Educadores Populares da Enfoc foi convidada a dar a sua contribuição, por meio de suas experiências.
Na avaliação da diretora de Finanças e Administração da Fetape, Cícera Nunes, a receptividade nas três regiões foi bastante positiva, sobretudo na qualidade das propostas apresentadas. “As ideias que surgiram nesses três polos, certamente, irão contribuir para a implementação do Plano Sustentar no estado. Sentimos os dirigentes bastante animados”, analisa.
Na opinião da secretária de Mulheres e Jovens do STTR de Águas Belas, localizado no Polo Sindical do Agreste Meridional, Ivanir Bezerra dos Santos, o Sustentar em Pernambuco surge para unificar as ações, promovendo uma integração entre as várias instâncias do Movimento Sindical Rural para fortalecer as bases.
Já o presidente do STTR de Barreiros, localizado no Polo Sindical da Mata Sul, Amaro Francisco da Silva Biá, avalia que o Plano Sustentar é bastante ousado, por se adaptar às diversas realidades que existem em cada Polo Sindical.
“Gosto de participar de oficinas como essas, pois há a possibilidade de trocas de experiências e isso é muito bom. Com uma ação como o Sustentar em Pernambuco, podemos unificar algumas ações em nível de estado, respeitando as especificidades de cada região, polo sindical e comunidade”, analisa o presidente do STTR de Tabira, Maurício Bezerra Carlos. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE