Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
Realização do 9º Congresso dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado do Maranhão e Aprovação da Paridade de gênero são agendas prioritárias da FETAEMA para 2020
WhatsApp

20 de Dezembro de 2019

TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

Depois de três dias de debates (17 a 19 de dezembro), os mais de 400 delegados(as) presentes no Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) debateram e aprovaram a Paridade de gênero na FETAEMA e em todos os seus Sindicatos filiados, a partir de 2020; a realização do Congresso Eleitoral, em junho de 2020 e o Congresso Temático, em dezembro do mesmo ano; e firmou termo de cooperação técnica com a empresa Equatorial Energia sobre o Programa Tarifa Rural, onde toda propriedade do campo passará a ter desconto de até 30% na conta de luz.

“Agradeço aos mais de 400 delegados(as) que vieram de 141 municípios para juntos debatermos, propormos e aprovarmos importantes encaminhamentos referentes ao orçamento, estatuto e as ações estratégicas de luta da FETAEMA e dos seus 215 Sindicatos filiados. Na diversidade somamos força, na unidade seguimos avante! Um forte abraço a todos(as)”, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), presidente da FETAEMA.

4º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL

Outro momento importante foi o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 05 a 07 de maio de 2020, em Brasília/DF, com o tema: Juventude Rural, a hora é agora! E o lema: Juventude na luta por democracia, soberania, respeito as diversidades, políticas públicas e sucessão rural. O momento do lançamento contou com um resgate dos Festivais anteriores e homenagens a lideranças sindicais que contribuíram com o caminho da juventude rural maranhense.

“Por meio do Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, no Maranhão, afirmamos que a juventude está na luta por um Brasil democrático, com justiça, liberdade e soberania popular. Desda forma, seguiremos firmes e reafirmando o nosso protagonismo e a defesa dos direitos dos e das jovens do campo brasileiro e maranhense. Nossa expectativa é levar à Brasília cerca de 500 jovens de todo o Maranhão”, disse emocionado o secretário de Juventude Rural da FETAEMA, Geova Góes.

AVALIAÇÃO DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2019

Durante o Conselho também foi avaliada positivamente a participação da delegação do Maranhão na Marcha das Margaridas 2019. O estado levou à Brasília a maior delegação de todas as Federações filiadas à CONTAG, com 3.750 mulheres e 75 ônibus. Em sua 6ª edição, a Marcha das Margaridas 2019 reuniu 100 mil mulheres do campo, da floresta, da cidade e das águas, com o lema “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”.

“A Marcha das Margaridas 2019 representou superação, união, concretização de sonhos, prática do nosso discurso de empoderamento político das mulheres... Agradecemos aos Sindicatos e a base por ter atendido o nosso chamado e ter vindo defender a Plataforma Política das Mulheres com a maior delegação do Brasil, na maior de todas as Marchas realizadas pelo Sistema CONTAG. Continuamos na luta... Rumo à 7ª Marcha das Margaridas”, Ligia Daiane, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAEMA.

ÂNGELA PARA PRESIDENTA DA FETAEMA

Durante o Conselho, as Comissões de Mulheres e de Jovens da FETAEMA e com o respaldo dos(as) mais de 400 delegados(as) presentes, declararam apoio à candidatura para presidenta da Federação (gestão 2020–2024), da atual secretária de Finanças e Administração da FETAEMA, Ângela Silva.

PAINÉIS TEMÁTICOS

Durante o Conselho também foram apresentados os painéis:

- Análise do atual momento político que atravessa o Brasil e o Maranhão com um olhar sobre os(as) trabalhadores e trabalhadoras rurais, coordenado pelo presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), e as contribuições da secretária de Meio Ambiente da CONTAG e CTB/Nacional, Rosmarí Malheiros, do secretário Estadual da Agricultura Familiar (SAF), Júlio Mendonça, do deputado estadual, Adelmo Soares, da Diretoria da CUT/MA, Adriana Oliveira, da vice-presidenta da CTB/MA, Benedita Conceição e da secretária de Mulheres da Federação maranhense, Ligia Daiane.

- Zoneamento Ecológico-econômico do Estado do Maranhão: um olhar sob o bioma Amazônico, com o professor Jorge Dias, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Chico Gonçalves, secretário Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular, e coordenação da mesa do secretário da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais da FETAEMA, Joaquim Alves de Souza e do secretário de Meio Ambiente da Federação, Antônio Sorriso. O painel trouxe o resultado dos estudos sobre o Zoneamento Ecológico-econômico do Estado do Maranhão que servirá de base para todas as ações de desenvolvimento públicas e privadas, nos 109 municípios maranhenses que estão dentro do bioma da Amazônia.

No Conselho também foram dados informes sobre o INSS Digital e os indeferimentos dos benefícios da Previdência Social, com a secretária de Políticas Sociais da Federação, Lina Martins.

ABERTURA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FETAEMA: Saiba mais sobre momentos e falas da abertura do Conselho AQUI

ÁLBUM FOTOGRÁFICO: AQUI FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico