Depois de três dias de debates (17 a 19 de dezembro), os mais de 400 delegados(as) presentes no Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) debateram e aprovaram a Paridade de gênero na FETAEMA e em todos os seus Sindicatos filiados, a partir de 2020; a realização do Congresso Eleitoral, em junho de 2020 e o Congresso Temático, em dezembro do mesmo ano; e firmou termo de cooperação técnica com a empresa Equatorial Energia sobre o Programa Tarifa Rural, onde toda propriedade do campo passará a ter desconto de até 30% na conta de luz.
Agradeço aos mais de 400 delegados(as) que vieram de 141 municípios para juntos debatermos, propormos e aprovarmos importantes encaminhamentos referentes ao orçamento, estatuto e as ações estratégicas de luta da FETAEMA e dos seus 215 Sindicatos filiados. Na diversidade somamos força, na unidade seguimos avante! Um forte abraço a todos(as), Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), presidente da FETAEMA.
4º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Outro momento importante foi o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 05 a 07 de maio de 2020, em Brasília/DF, com o tema: Juventude Rural, a hora é agora! E o lema: Juventude na luta por democracia, soberania, respeito as diversidades, políticas públicas e sucessão rural. O momento do lançamento contou com um resgate dos Festivais anteriores e homenagens a lideranças sindicais que contribuíram com o caminho da juventude rural maranhense.
Por meio do Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, no Maranhão, afirmamos que a juventude está na luta por um Brasil democrático, com justiça, liberdade e soberania popular. Desda forma, seguiremos firmes e reafirmando o nosso protagonismo e a defesa dos direitos dos e das jovens do campo brasileiro e maranhense. Nossa expectativa é levar à Brasília cerca de 500 jovens de todo o Maranhão, disse emocionado o secretário de Juventude Rural da FETAEMA, Geova Góes.
AVALIAÇÃO DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Durante o Conselho também foi avaliada positivamente a participação da delegação do Maranhão na Marcha das Margaridas 2019. O estado levou à Brasília a maior delegação de todas as Federações filiadas à CONTAG, com 3.750 mulheres e 75 ônibus. Em sua 6ª edição, a Marcha das Margaridas 2019 reuniu 100 mil mulheres do campo, da floresta, da cidade e das águas, com o lema Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência.
A Marcha das Margaridas 2019 representou superação, união, concretização de sonhos, prática do nosso discurso de empoderamento político das mulheres... Agradecemos aos Sindicatos e a base por ter atendido o nosso chamado e ter vindo defender a Plataforma Política das Mulheres com a maior delegação do Brasil, na maior de todas as Marchas realizadas pelo Sistema CONTAG. Continuamos na luta... Rumo à 7ª Marcha das Margaridas, Ligia Daiane, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAEMA.
ÂNGELA PARA PRESIDENTA DA FETAEMA
Durante o Conselho, as Comissões de Mulheres e de Jovens da FETAEMA e com o respaldo dos(as) mais de 400 delegados(as) presentes, declararam apoio à candidatura para presidenta da Federação (gestão 20202024), da atual secretária de Finanças e Administração da FETAEMA, Ângela Silva.
PAINÉIS TEMÁTICOS
Durante o Conselho também foram apresentados os painéis:
- Análise do atual momento político que atravessa o Brasil e o Maranhão com um olhar sobre os(as) trabalhadores e trabalhadoras rurais, coordenado pelo presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), e as contribuições da secretária de Meio Ambiente da CONTAG e CTB/Nacional, Rosmarí Malheiros, do secretário Estadual da Agricultura Familiar (SAF), Júlio Mendonça, do deputado estadual, Adelmo Soares, da Diretoria da CUT/MA, Adriana Oliveira, da vice-presidenta da CTB/MA, Benedita Conceição e da secretária de Mulheres da Federação maranhense, Ligia Daiane.
- Zoneamento Ecológico-econômico do Estado do Maranhão: um olhar sob o bioma Amazônico, com o professor Jorge Dias, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Chico Gonçalves, secretário Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular, e coordenação da mesa do secretário da Terceira Idade e Idosos(as) Rurais da FETAEMA, Joaquim Alves de Souza e do secretário de Meio Ambiente da Federação, Antônio Sorriso. O painel trouxe o resultado dos estudos sobre o Zoneamento Ecológico-econômico do Estado do Maranhão que servirá de base para todas as ações de desenvolvimento públicas e privadas, nos 109 municípios maranhenses que estão dentro do bioma da Amazônia.
No Conselho também foram dados informes sobre o INSS Digital e os indeferimentos dos benefícios da Previdência Social, com a secretária de Políticas Sociais da Federação, Lina Martins.
ABERTURA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FETAEMA: Saiba mais sobre momentos e falas da abertura do Conselho AQUI
ÁLBUM FOTOGRÁFICO: AQUI FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes