Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JORNADA DAS MARGARIDAS
Quatro novas Unidades Móveis atenderão mulheres rurais vítimas de violência no DF e GO
WhatsApp

21 de Agosto de 2013


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
jornada das margaridas

O governo entregou hoje (21) em ato realizado em Brasília/DF mais quatro Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência – duas para o Distrito Federal e duas para Goiás. O Ato integra a programação da Jornada das Margaridas 2013, que teve início em 17 de agosto e encerra hoje. Além dessas quatro Unidades e das duas que foram entregues em Alagoa Grande em 9 de agosto, o governo pretende entregar mais 48 ônibus até o final do ano. Segundo o governo, eles chegarão a localidades remotas do país e prestarão serviços públicos, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher do campo e da floresta. Cada ônibus é equipado com duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiros adaptados para acessibilidade de pessoas com deficiência. Conquista da Marcha das Margaridas, as unidades Móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contras as Mulheres e se somam ao programa “Mulher, Viver sem Violência”.

Estiveram presentes no ato a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e parceiras da Marcha das Margaridas, que compõe a Jornada das Margaridas 2013, diretoria e assessoria da CONTAG, representantes das centrais sindicais, autoridades do governo federal, parlamentares e imprensa. Compuseram o palco: Alessandra Lunas (secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG), Agnelo Queiroz (governador do Distrito Federal), os ministros e ministras Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres), José Eduardo Cardoso (Justiça), Marta Suplicy, (Cultura), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Alexandre Padilha (Saúde), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da Republica), Maria do Rosário (ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos), o senador Romero Jucá, Glaucia Maria Teodoro Reis (secretária Estadual de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial), Marconi Perillo (representando o governador do Estado de Goiás ) e Ogamir Amâncio (secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal).



Em seu discurso, Alessandra afirmou que este é um momento muito especial para as mulheres. “O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma agenda que unifica a luta não só no campo e na cidade, mas no mundo inteiro”, afirmou. Segundo a dirigente, a conquista das Unidades Móveis é resultado do processo de democracia participativa que vivemos hoje no Brasil. “Há a possibilidade dialogar, colocar na mesa as nossas demandas e construir conjuntamente os instrumentos que efetivamente possam chegar no campo para fazer a diferença na vida das mulheres”. Segundo Alessandra, as Unidades Móveis são “fruto da mobilização das mulheres, da capacidade das companheiras de terem coragem de marchar, discutir e construir o desenvolvimento no campo com igualdade entre homens e mulheres, que é fundamental para o enfrentamento à violência contra a mulher.”

Segundo a ministra Eleonora Menicucci, “é a primeira vez na história deste país que uma política pública de combate e enfretamento à violência contra as mulheres chega no campo. E sem a luta das mulheres trabalhadoras rurais, estes ônibus não estariam sendo entregues”. A primeira Unidade Móvel foi entregue em Alatoa Grande/PB, em 9 de agosto. “Foi uma escolha política e afetiva em homenagem a minha amiga Margarida Alves, quando fazia 30 anos de seu assassinato”, explicou Eleonora. A sindicalista Margarida Alves, símbolo da luta das mulheres do campo, foi brutalmente assassinada em 1983.



FONTE: Imprensa CONTAG - Julia Grassetti



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico