Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Publicada resolução que facilita o acesso ao Pronaf Mulher
WhatsApp

26 de Novembro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
política agrícola

O Governo Federal publicou a Resolução nº 4.159, de 22 de novembro de 2012, do Conselho Monetário Nacional (CMN), com medidas fundamentais para facilitar o acesso de mulheres ao Pronaf Crédito e ajustar a operacionalização nas linhas de Crédito do Pronaf Custeio e Investimento. A resolução, também, estende os prazos para a contratação das Linhas Especiais de Crédito (LECs) de contratos de custeios e investimentos para agricultores(as) familiares afetados por intempéries climáticas ou afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Sudene.

Estas mudanças são resultado da participação da CONTAG na reunião mensal com agentes financeiros e a Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) para acompanhamento da implementação das medidas do Plano Safra 2012/2013. “Todas as medidas publicadas nessa resolução são muito significativas, principalmente para esclarecimento junto aos agentes financeiros”, disse o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.

Confira o que foi alterado: - Quanto ao acesso ao Pronaf Mulher, o risco das operações será assumido integralmente pela União (para financiamentos concedidos às mulheres enquadradas no Grupo B do Pronaf nas operações do Microcrédito Produtivo Rural, do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF ou do Programa Nacional de Reforma Agrária quando contarem com recursos do Orçamento Geral da União). Além disso, acabou o limite máximo de três operações no Pronaf B (as mulheres integrantes das unidades familiares de produção enquadradas nos Grupos "A", "A/C" ou "B" podem, para fins do Pronaf Mulher, ter acesso às operações da linha de crédito especial destinada aos beneficiários do Grupo "B", desde que liquidem o financiamento anterior e que todos os membros da família que constam da DAP estejam adimplentes com o crédito rural).

- Possibilita o Custeio Pecuário como segunda operação do Pronaf Custeio em uma mesma safra. O mutuário pode contratar nova operação de custeio na mesma safra desde que o crédito subsequente se destine a lavoura diferente da anteriormente financiada ou a operação de custeio pecuário.

- Autoriza a renovação simplificada imediata do crédito de Pronaf Custeio, no período de até 12 meses, conforme o ciclo do empreendimento, com renovação automática a partir do dia seguinte ao do pagamento do crédito referente à safra anterior. Esse método é chamado de “Crédito Rotativo”.

- Aquisição de matrizes, reprodutores e animais de serviço. No Pronaf Investimento (Pronaf Mais Alimento) é possível esta aquisição isolada, desde que no projeto ou proposta fique comprovado que os demais fatores necessários ao bom desempenho da exploração, especialmente, alimentação, instalações, mão-de-obra e equipamentos, são suficientes.

- Amplia o prazo para contratação dos Créditos Especiais de Custeio e Investimento na Região do Semiárido de 30/12/2012 para 28/02/2012. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico