Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINA TERRITORIAL
Promoção do uso saudável, sustentável e solidário dos territórios
WhatsApp

11 de Junho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
oficina territorial

Mais que um espaço físico, os territórios habitados por agricultores e agricultoras familiares são lugares de preservação cultural das formas de produzir, de extrair da natureza, de se relacionar de forma sustentável com o Meio Ambiente, de ser e de viver duma comunidade rural. Daí a importância da conservação destes territórios para sociedade, uma vez que estes são lugares dotados de significados.

Compreendendo essa importância, a CONTAG vem promovendo em todo o país, Oficina Territorial de Autoformação - fruto de um acordo de cooperação entre a Confederação e a Fiocruz.

Na Oficina é trabalhado em forma de roda de conversa através de plataforma virtual, e visa realizar Projeto e ações que promovam o uso saudável, sustentável e solidário dos territórios, a partir da ativação e fortalecimento de processos de governança territorial para promoção da saúde, soberania alimentar e geração de renda.

"A Oficina é um importante espaço para compreendermos o acordo de cooperação técnica entre a CONTAG e Fiocruz e o papel do Projeto quintais produtivos na promoção de ações em saúde e alimentação saudável e, sustentabilidade nos territórios. A partir desse entendimento, conseguiremos alcançar políticas públicas para a agricultura familiar, em especial no que se refere às questões ambientais, de participação das mulheres e promoção da saúde", ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

A Oficina já aconteceu no Piauí, esta semana no Goiás e nos próximos dias será realizada em Minas Gerais e no Rio Grande Sul. Nesse caminhar estão sendo produzidos alinhamentos estratégicos sobre o Projeto; conformação dos territórios envolvidos; e, preparação para o desenvolvimento conjunto das oficinas auto formativas nos territórios, incluindo a mobilização dos sujeitos dos territórios a serem envolvidos.

No estado do Goiás, a Oficina teve a participação da Diretoria da CONTAG, da FETAEG e de Polos Sindicais e Sindicados filiados, da Fiocruz, do Grupo Mulheres Renascer (Assentamento Mata do Baú), de prefeituras, de vereadores(as), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Saúde, Universidade Estadual do Goiás, Associações e Cooperativas. E trouxe como encaminhamentos: a necessidade de fazer processo de capacitação nos territórios; formação acerca do papel e importância da agricultura familiar, para promoção da importância de produzir agroecologicamente; realização de cursos de geração de renda e emprego; vincular o projeto à pauta do Plano Safra junto ao Governo Federal; expandir processo produtivo dos territórios vinculado à luta da CONTAG; viabilizar investimento para escoamento da produção; entre outras propostas.

“No Goiás, no Piauí e nos outros estados, temos feito e vamos continuar colocando em prática um profundo processo de escuta sobre o que as mulheres estão produzindo nos seus territórios. A partir desse caminhar e ampliação de parcerias, conseguiremos superar desafios e alcançar importantes conquistas para os territórios”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico