Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
Projeto propõe inclusão socioprodutiva de jovens assentados
WhatsApp

22 de Abril de 2015


FETAGRO
TEMAS RELACIONADOS:
rondônia

Com o objetivo de promover formação agroecológica e cidadã para fortalecer a inclusão social e produtiva de jovens agricultores familiares oriundos de assentamentos, iniciou nesta terça-feira (21) o Projeto Agroecológico e Cidadão da Juventude dos Assentamentos na Amazônia.

O projeto, de idealização do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus Presidente Médici, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), é caracterizado como ação de envolvimento com foco em agroecologia para jovens assentados, visando à intensificação da participação social, a organização produtiva e o acesso a mercados, para valorização do espaço rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

Seminário de abertura foi realizado na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada no assentamento Chico Mendes II, em Presidente Médici, com a presença da reitora da Unir, Professora Doutora Maria Berenice Tourinho, da coordenação do projeto, da diretoria da Fetagro, de representantes da Cooperativa Cresol, da coordenadoria do Território Central da Cidadania, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Médici e de jovens participantes do projeto. Na ocasião foi apresentado o Projeto a todos os presentes e firmado o Acordo de Alianças com os jovens participantes e com as instituições parceiras.

Apresentado aos presentes pela Professora Doutora Eliane Silva Leite e pelo Professor Mestre Clodoaldo de Oliveira Freitas, coordenadores, o projeto prevê atender jovens agricultores na faixa etária de 16 a 29 anos, de sete Assentamentos, localizados nos municípios de Nova Brasilândia do Oeste e Presidente Médici, no período de dois anos, com desenvolvimento de um processo educativo do aprender-fazendo. Segundo eles é um projeto de assessoria técnica e extensão rural, focado nos princípios agroecológicos e baseado no método da pesquisa-ação participativa, onde os participantes receberão formação por meio da metodologia da Pedagogia da Alternância, com ações práticas de manejo sustentável das unidades familiares, das comunidades e dos agroecossistemas.

Ainda de acordo com os professores, o projeto apresenta foco na inovação tecnológica que desenvolva ações de experimentação, validação e disponibilização participativa de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento dos assentamentos. Para a formação dos jovens, ao final do projeto, eles deverão elaborar e implantar um Projeto de Melhoria de Renda, agrícola ou não agrícola, visando organizar cadeias produtivas e facilitar o acesso aos mercados institucionais e privados.

Para o secretário de juventude da Fetagro e orientador de núcleo do Projeto, Ailton Santos, tem sido uma satisfação promover projetos que contribuam para a formação dos jovens com habilidades para lideranças das organizações sociais e econômicas da agricultura familiar, respeitando assim o protagonismo juvenil e incentivando a permanência do jovem no seu território.

Já o presidente da Fetagro e coordenador pedagógico do Projeto, Fábio Menezes, pediu aos jovens empenho e comprometimento para colocar em prática o aprendizado vindouro. “Que esse projeto possa fortalecer os assentamentos, aumentar a produção de alimentos e promover melhoria na renda das famílias”, desejou. Fábio também destacou que o projeto vem ao encontro dos propósitos do movimento sindical rural na defesa dos interesses dos trabalhadores rurais na agricultura familiar que visam a conquista de melhores condições de vida e de trabalho, e na compreensão de valorização do espaço rural e do fortalecimento da agricultura familiar.





FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico