A Contag participou na tarde desta terça-feira (30) de uma reunião com o deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) para discutir a implantação de um projeto para produção de biodiesel nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais. A reunião na Câmara dos Deputados também contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Ministérios da Agricultura e da Integração Nacional e empresários.
O projeto deve envolver esses integrantes no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva: estudos técnicos, plano de negócios e mobilização de agricultores. Cerca de 10 mil famílias de 30 municípios dos Vales devem ser envolvidas na produção do Biodiesel. "Nós esperamos que com essa participação do empreendedor e com a iniciativa dos produtores rurais nós vamos dar andamento a esse projeto. Com isso, dar uma contribuição importante para criar uma política de geração de emprego e renda nos Vales e um passo a mais no Programa Nacional do Biodiesel", afirma Leonardo Monteiro.
A idéia é construir uma usina de biodiesel de médio porte na região dos Vales. O projeto deve envolver recursos da ordem de R$ 70 milhões. "O diagnóstico que nós temos na região é que em função da qualidade das terras, da organização do povo e do comprometimento dos segmentos organizados da sociedade o Vale tem uma vocação para a produção do Biodiesel", considera o secretário de Administração e Finanças da Contag, Juraci Souto.
Segundo Juraci, que é do Vale do Jequitinhonha, a Contag se sensibilizou com o projeto por que a idéia é considerar o agricultor familiar como protagonista. "O deputado está encaminhando essa proposta de uma forma consciente em que os agentes que estão construindo o projeto são importantes. Mas, acima de tudo, ele está considerando a região e os agricultores familiares como protagonista."
Angélica CordovaAgência Contag de Notícias