Ocorreu, na noite desta segunda-feira, 8 de setembro, a abertura do I Seminário de Formação do Projeto Pronera/EJA no Centro de Treinamento da EMATER, localizado no câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. Essa é uma preparação para os professores que vão ministrar aulas para assentados da Reforma Agrária.
Com recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), vão ser formadas 45 turmas em Goiás para escolarização de jovens e adultos no primeiro segmento do Ensino Fundamental, em regime de alternância. A expectativa é que o projeto atenda 900 pessoas. O currículo vai ser adaptado às particularidades da vida rural e de cada região.
De acordo com Sueli Pereira, secretária de Políticas Sociais da FETAEG, as áreas de assentamentos em Goiás, em sua maioria, não possuem escolas para atender a população rural, o que obriga jovens e adultos a deslocarem para as cidades. Ela também explica que, muitas vezes, o currículo das escolas urbanas desconsideram a realidade de vida no campo. “Esse seminário e a criação dessas turmas é uma conquista dos movimentos sociais goianos. Agora, uma parte dos assentados não vai precisar ir para a cidade para ter acesso a um direito básico, que é a educação e também vão ser escolarizados segundo o cotidiano do campo. Isso é de fundamental importância”, destaca Sueli.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEG - Lutiane Portilho