Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GARANTIA SAFRA
Produtores familiares têm até o dia 4/1 para se inscrever
WhatsApp

27 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
garantia safra

São ofertadas 300 mil vagas noCeará para que trabalhadores rurais possam receber auxílio em caso de estiagem no ano de 2008

Boa notícia aos agricultores familiares. Foi prorrogado até o dia 4 de janeiro o prazo de inscrição para os interessados em participar do Garantia Safra 2008. Este ano, 300 mil vagas estão sendo ofertadas para o Ceará. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), até o momento, cerca de 185 mil pessoas já fizeram o requerimento.

O Garantia Safra é um programa criado pelo Governo Federal e executado em parceria com o Governo estadual, prefeituras e agricultores que garante R$ 550,00 aos produtores que perderem 50% ou mais da safra por conta da estiagem.

O coordenador do programa na SDA, Arimatéa Gonçalves, explicou que os municípios têm até o dia quatro para enviar a inscrição e a digitação dos dados dos produtores para o Ministério do Desenvolvimento agrário (MDA). Segundo ele, este processo está sendo realizado nas comunidades rurais de 167 municípios, com o apoio dos sindicatos rurais, secretarias de agricultura e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

"O prazo de inscrição e digitação era até o dia 21, mas foi adiado até o dia quatro para que mais agricultores que têm o perfil participassem do processo. Este ano, estamos oferecendo 300 mil vagas, que praticamente abrangerá todos os agricultores que têm o perfil do programa", afirmou.

Segundo Arimatéa, os municípios estão aconselhando que sejam preenchidos 10% de formulários a mais do que as vagas ofertadas, uma espécie de cadastro de reserva para os suprir eventuais problemas e evitar vagas ociosas. "Vamos trabalhar para a viabilização destas 30 mil inscrições, mas isso não é garantia de que todos vão entrar. Elas participarão do processo de seleção. Na apuração das informações o sistema verá quem realmente tem o perfil, que está dando dados mentirosos ou irreais", afirmou Gonçalves.

O formulário deve ser preenchido e lançado na Internet, que gera uma Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), enviada ao MDA. O sistema faz uma classificação automática dos produtores que têm o perfil do Garantia Safra e a homologação será feita pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável. Após a conclusão desse processo, o agricultor selecionado tem até o dia 31 de janeiro para efetivar a adesão ao programa pagando os R$ 5,50 da inscrição.

"Este programa é um desafio para garantir que todos os trabalhadores rurais sejam contemplados. Para isso, é preciso que todos se empenhem no preenchimento dos formulários para o sucesso absoluto do programa", declarou Gonçalves.

Requisitosdo Garantia Safra- Não deter, a qualquer título, área superior a quatro módulos fiscais;- Ter o trabalho familiar como base na exploração do estabelecimento;- Possuir renda média bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio nos 12 meses que antecederam a inscrição no programa, excluídos os benefícios previdenciários rurais;- Cultivar áreas não irrigadas;- Fazer a adesão ao programa antes do plantio;- Efetuar a contribuição individual;- Possuir o Número de Identificação Social (NIS), fornecido pela Caixa Econômica Federal quando da realização do cadastramento único. FONTE: O Povo



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico