Os representantes dos produtores de fumo da Região Sul entregam, no dia 19 de dezembro, às 15h30, a proposta de preço da safra/2008 para o Sindicato das Indústrias do Fumo (Sindifuno), em Santa Cruz do Sul (RS). O valor foi definido pelas Fetags de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na última semana, em Porto Alegre (RS), durante reunião de análise da cadeia produtiva.
A Fetaesc apresentou pesquisa realizada pelos STTRs catarinenses com os produtores de fumo, durante o encontro na capital gaúcha. Após debater os dados da pesquisa, os participantes decidiram apresentar o resultado às empresas fumageira e discutir toda a cadeia da produção. Essas reuniões com as seis indústrias de fumo estão agendadas para os dias 18 e 19 de dezembro.
O presidente da Fetaesc, Hilário Gotttselig, diz que o aumento do preço é necessário. "Conforme levantamento das Federações e da Afubra, o custo de produção de fumo ficou em R$ 4,36/kg para o virgínea e de R$ 2,83/kg para o Burley".
Informações:Marta Guerra, ass. Comunicação - (48) 3246 8011 R-17 ou imprensa@fetaesc.org.br ou www.fetaesc.org.br