Contag e Embrapa discutiram semana passada ações de alinhamento entre as entidades para Transferência de Tecnologia para a agricultura familiar. A Contag está trabalhando para que a parceria seja concretamente firmada e, consequentemente, os trabalhadores (as) rurais sejam beneficiados com a transferência de conhecimento técnico ou cientifico para melhorar as condições de produção.
Os objetivos do alinhamento entre as entidades vão além da transferência de tecnologia. A Contag está trabalhando para que a parceria seja concretamente firmada e, consequentemente, os trabalhadores (as) rurais sejam beneficiados com a transferência de conhecimento técnico ou científico para melhorar as condições de produção.
Em sua fala durante a reunião, o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris disse que essa ação vai contribuir com a luta do MSTTR em buscar melhorias para o aumento da renda dos agricultores familiares. “É um desafio para Contag, e o que queremos é assegurar formas de operacionalizar essa transferência de tecnologia. O objetivo é que isso chegue lá na roça”, considerou.
A diretora executiva e chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá apresentou a estrutura político-administrativa e de gestão da Embrapa Transferência de Tecnologia e Comunicação. A diretora também apontou a articulação nos estados e a inexistência de chefias em 17 dos centros, já em fase de instalação como desafios a serem vencidos.
A próxima reunião marcada para o mês de agosto terá como pauta a apresentação da estrutura política e de governança da Contag e a relação de projetos, parcerias e ações das entidades. Também ficou pré-agendado para novembro um evento com a participação das federações para aprofundar debate sobre a pesquisa na agricultura familiar. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias