Os agricultores familiares têm à disposição uma lista de 20 culturas que contam com o bônus concedido pelo Programa de Garantia Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). O programa permite o pagamento de financiamento de custeio com descontos e o valor é calculado pela diferença entre os preços garantidos e o preço de mercado. O edital para o mês de março foi publicado nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União.
Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de fevereiro de 2011 e têm validade para o período de 10 de março a 9 de abril. Entre as culturas estão: açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), cará/inhame, castanha-de-caju, cebola e pequi (fruto).
A borracha (extrativista) é o produto que recebeu o maior bônus, cotado no estado do Maranhão, e o feijão é a cultura com o maior bônus em número de estados, num total de 11 estados. Além dessas culturas, também receberam desconto para o período: borracha natural, leite, mamona, mangaba, piaçava (fibra), sisal, sorgo, trigo, triticale, umbu e uva.
Atualmente o programa abrange 44 culturas e responde por mais de 97% das operações de custeio do Pronaf. Os produtores que ainda tiverem dúvidas sobre o programa podem procurar os escritórios de extensão rural, os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou também ligar gratuitamente para o telefone 0800 728 7000. FONTE: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos