Ontem, 23, representantes de organizações e movimentos sociais, dentre eles a CONTAG, representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, estiveram reunidas em Maputo – Moçambique, para a Conferência Triangular das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Movimentos Sociais de Moçambique, Brasil e Japão. O grupo se reuniu para discutir os problemas que o programa ProSavana está causando aos agricultores familiares da região.
Lideranças camponesas das províncias diretamente afetadas pelo programa falaram sobre a situação atual. Eles não têm informações sobre o programa, e até agora já foram expropriadas terras de agricultores(as) e componeses(as) das províncias de Zambezia, Niassa e Nampula, em Moçambique. Essas lideranças aproveitaram o momento para reafirmarem a campanha “Não ao ProSavana”, e repudiaram os governos de Moçambique, Brasil e Japão, que até o momento não responderam a carta enviada em 2013 com pedido de apoio diante da situação.
“Confesso que é lamentável a situação dos agricultores(as) familiares e camponeses desta região”, disse Willian, após os relatos das lideranças camponesas das províncias. Hoje, começa a segunda parte da Conferência, com participação dos governos dos países.
FONTE: Imprensa CONTAG