Nesta tarde a CONTAG recebeu representantes de organizações que trabalham com a temática de segurança alimentar e agricultura familiar no México e na África do Sul, nas redes El Barzón e ENJ, respectivamente. Estas redes estão envolvidas no projeto ECSN-Bricsam, que tem como objetivo reforçar a atuação de redes da sociedade civil dos países BRICSAM (Brasil,Rússia, Índia, China, África do Sul, México) nos foros internacionais, e é coordenado pela OXFAM.
Eles vieram à sede da CONTAG para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Confederação, e entender mais sobre sua atuação na agricultura familiar brasileira e suas relações com o governo do Brasil. Ao longo da reunião, que foi conduzida pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, e a secretária de Mulheres, Alessandra Lunas, os representantes mexicanos e africanos também falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido em seus países.
Na primeira parte da reunião, Alessandra falou sobre o trabalho da CONTAG voltado para as mulheres rurais, e abordou a Marcha das Margaridas como principal ação de massa deste trabalho. Foram distribuídos cartazes da próxima Marcha, e Alessandra foi presenteada com um cartaz sobre a agricultura familiar africana, dado por um dos visitantes.
No momento seguinte, foi a vez de Willian explicar a estrutura da CONTAG, e chegou a desenhar uma árvore para exemplificar melhor esse trabalho. A partir daí, ele explicou detalhadamente os pilares da CONTAG, a exemplo do PADRSS e das políticas públicas e seus focos, “com o objetivo de fazer do campo um lugar de produção de vida e conhecimento”, como afirmou ele.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila