O Programa de Atualização Tecnológica (Proatec) coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou esta semana com os temas Controle biológico e Agrofloresta mais uma etapa dos cursos destinados a técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). A inclusão do treinamento sobre sistemas agroflorestais entre os oito primeiros temas do Proatec, lançado este ano, demonstra o crescente interesse dos agricultores por essa forma sustentável de produção.
A perspectiva de mudanças climáticas e a questão da água - crítica no DF, onde há apenas rios de cabeceira - motivam a busca de maior sustentabilidade e a visão sistêmica da atividade agrícola, proposta pela agroecologia. A opinião é do biólogo que ministrou o curso, Márcio Armando, da Embrapa Transferência de tecnologia, coordenadora do Proatec.
Biodiversidade - A Emater/DF desenvolve projeto de biodiversidade e transição agroecológica com agricultores familiares da região. As propriedades rurais nesse processo buscam sistemas de produção com menor dependência de insumos externos e que incorporem os benefícios da biodiversidade. "Nos sistemas agroflorestais biodiversos convivem na mesma área plantas frutíferas, madeireiras graníferas, ornamentais, medicinais e forrageiras aliando benefícios econômicos e ambientais", explica Armando.
Os participantes do curso puderam contar com essas informações e ainda observar características e aplicações, desenho e implantação dos sistemas agroflorestais. Aprenderam ainda como é feito o arranjo e manejo das espécies destinadas ao sistema e não ficaram apenas na teoria, tendo enfrentado também a enxada e o sol forte da primavera de Brasília para o exercício prático no espaço da Vitrine de Tecnologia da Embrapa, montada na sede da Empresa localizada na capital.
"A agrofloresta é um assunto que permeia toda a área rural, principalmente na questão da preservação ambiental, e isso não é modismo, é uma necessidade real" afirmou o técnico da Emater no Paranoá Lauro da Silva Couto, participante do curso.
Controle Biológico - O treinamento sobre sistemas agroflorestais foi ministrado na sede da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia onde ocorre também, de hoje até sexta-feira, 3, o curso Controle Biológico, ministrado pelos pesquisadores daquela unidade, Miguel Borges, Edison Ryoiti Sujii e equipe. FONTE: Embrapa