Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENTREVISTA
Presidente da Fetaema fala sobre o PADRSS
WhatsApp

01 de Junho de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
entrevista

"O Movimento Sindical contribuiu para a redemocratização do país, a conquista da liberdade sindical, a inclusão dos trabalhadores rurais no sistema geral da previdência social, a implantação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), dentre outros", registra o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema), Chico Sales. Ele foi dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), tendo exercido por dois mandatos a Secretaria de Política Agrária e uma vez a Secretaria de Finanças. Chico Sales afirma que hoje está com mais experiência e determinação para, ao lado de seus(suas) campanheiros(as), coordenar e fazer avançar a luta pela consolidação do Projeto Alternativo de Desenvovimento Rural Sustentável e Solidário, pautado na Reforma Agrária, no reconhecimento e fortalecimento da Agricultura Familiar, como forma de proporcionar qualidade de vida digna no meio rural maranhense. É desses temas que ele nos fala na entrevista a seguir.

Chico Sales você assumiu a presidência da Fetaema, no mesmo período em que Jackson Lago chegou ao Governo do Maranhão, contando com o importante apoio da Fetaema. Essa coincidência favorece ao desenvolvimento de ações conjuntas para o meio rural?Sendo a Fetaema uma entidade sindical/classista, autônoma e participante do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, entendeu-se ser importante para o Movimento Sindical apoiar Jackson Lago, por acreditarmos que ele era o melhor para o Maranhão. Sua escolha foi pautada na sua história de luta, seu relacionamento com os movimentos sociais e pelos seus compromissos de tirar o Maranhão do atraso. Com o novo governo temos possibilidades de avançarmos na construção do Projeto Político de Desenvolvimento defendido pela nossa categoria.

Nesse inicio de governo, quais as sinalizações do Jackson Lago ao Movimento Sindical de Trabalhadores(as) Rurais do Maranhão, consideradas positivas?Eu diria que a indicação do deputado estadual e ex-presidente da Fetaema, Domingos Paz para a Secretaria de Estado da Agricultura foi bem significativa. Pela primeira vez se escolhe para o cargo uma pessoa que vem do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que conhece a realidade do campo, desde o sofrimento às aspirações da sua gente. Além do mais na Seagro está o Iterma, órgão responsável pela a regularização das terras devolutas aos posseiros e agricultores familiares, quilombolas, etc. Também está no Sistema Estadual de Agricultura, o Nepe - que executa os programas Crédito Fundiário como complemento de ações da Reforma Agrária, o Prodim - Programa de Combate a Pobreza Rural e a recém-criada Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária, Assistência Técnica e Extensão Rural (Agerp), que terá um papel importante na produção de alimentos no meio rural do Estado.

Quais as estratégias que a Fetaema utilizará para consolidar seus objetivos?A nossa estratégia maior se concentrará na mobilização e pressão, buscando sempre um entendimento com os governos Estadual e Municipal. Vamos exercer a nossa participação nos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável, tanto em nível de estado como nos municípios, visando maior controle social das políticas de Desenvolvimento Rural.

Presidente, como você vê os conflitos agrários no Estado e como se pode resolver esses problemas?A Fetaema tem denunciado sistematicamente os graves problemas pela posse da terra, que embora numa dimensão diferente dos anos 80, são cada vez mais crescentes. A expansão dos agronegócios da soja, cana de açúcar e eucalipto tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente e problemas sociais como a expulsão de agricultores familiares e a extinção de comunidades rurais tradicionais. Há casos, ainda, de fazendeiros que estão se apropriando indevidamente de terras devolutas e até desapropriadas pelo Incra. Vamos cobrar ao governo Jackson Lago, através da Seagro, adoção de medidas para que o Iterma retome as terras griladas e regularize as terras devolutas do Estado em nome dos trabalhadores rurais, posseiros ou sem-terras. E vamos continuar cobrando do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra, agilidade na Reforma Agrária, novas desapropriações por interesse social e a melhoria da infra-estrutura nos atuais assentamentos.

Fonte: Site da Fetaema



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico