O presidente da CONTAG, Aristides Santos, participa nestes dias 15 e 16 de outubro da 5ª Plenária Estadual e 3º Conselho Deliberativo dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), no Centro Social de Carpina. Além de destacar a importância de aliar a política da ação para sustentabilidade do movimento, Aristides falou sobre como o movimento sindical está em processo de se antecipar para o debate da reforma sindical que está sendo discutida no Congresso Nacional. O dirigente também pontou a importância de promover debate sobre a Década da Agricultura Familiar no estado. “Nossa capacidade de mobilização é grande e cada vez mais necessária para resistir e enfrentar os desafios impostos por este governo”, afirmou Aristides Santos.
Cerca de 450 pessoas, entre delegados e delegadas, convidados, diretoria e assessoria da Fetape participaram da Plenária e do Conselho, que tem objetivo realizar reflexões, avaliações e orientações para nortear as estratégias do Sistema Confederativo Contag (Sindicatos, Federações e Contag). Foi realizada uma análise de conjuntura pelo ex-ministro dos governos Lula e Dilma Gilberto Carvalho que esteve presente na manhã desta terça (15). Carvalho lembrou das manifestações de rua iniciadas no ano de 2013, e dos erros que facilitaram a vida daqueles que não aceitavam o modelo que estava sendo implementado no Brasil. “Nós prejudicamos os interesses dos grandes. Quando você começa a distribuir, quando botamos pobre no orçamento é preciso retirar do outro lado. Nós não enfrentamos uma reforma fiscal para valer e nos iludimos com muitas alianças daqueles que pareciam amigos”, avaliou.
A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, apontou as conquistas da Federação neste ano, mesmo diante dos desafios impostos pela conjuntura política de nosso País. Ela falou da participação da delegação de Pernambuco em recente Congresso Nacional da CUT, e do incentivo à agricultura familiar no Estado com a implementação da feira agroecológica na sede da Fetape, no Recife, e orientou que os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais possam implementar suas feiras. “Esse momento é difícil, mas precisamos nos fortalecer. Estamos fazendo trabalhos nos Polos Sindicais como os mutirões, e estamos construindo junto ao governo do Estado um plano específico da agricultura familiar, que será exemplo para todo o Brasil”, revelou.
Valorização da juventude rural
Como parte das atividades da Plenária e Conselho, a Secretaria de Jovens da FETAPE promoveu o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado no final de abril de 2020, em Brasília. “O lançamento foi um momento muito bom, a juventude pernambucana está empoderada e os sindicatos demonstraram muito apoio para essa grande ação da juventude rural. O Festival será uma importante oportunidade de a gente levar para a ociedade e para o governo nossas pautas e demandas”, afirmou o secretário de Jovens da Fetape, Antônio Neto.
Com informações da Assessoria de Comunicação FETAP: https://www.fetape.org.br/noticias-detalhe/a-nossa-miss-o-continua-o-nosso-caminho-de-ema-s-precisa-continuar-porque-o-nosso-povo-continua-enganado-diz-ex-ministro-gilberto-de-carvalho-na/6016#.XacNCEZKjIU FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto com informações da Assessoria de Comunicação da FETAPE