Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA RURAL
Presidente da CONTAG cumpre diversas agendas em defesa da Previdência Rural
WhatsApp

29 de Março de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
em defesa da previdência rural

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, cumpriu diversas agendas nesta quinta-feira e sexta-feira (28 e 29 de março), em Pernambuco, e um dos principais pontos de pauta foi a defesa da Previdência Rural.

Ontem (28), a agenda foi iniciada em Recife/PE, com a visita ao Gabinete do deputado estadual Doriel Barros (PT), ex-presidente da FETAPE, para falar com o parlamentar e sua assessoria sobre projetos de interesse da agricultura familiar e que estão sendo desenvolvidos pelo mandato, além de dialogarem sobre as boas perspectivas do deputado, inclusive sobre o seu trabalho na Frente em Defesa da Previdência na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo Aristides, esse trabalho junto à ALEPE está servindo de exemplo para outros estados do Nordeste que também vão criar a Frente para fazer o debate nas Assembleias Legislativas e com a sociedade, principalmente quanto aos efeitos de uma possível reforma da Previdência a partir da proposta apresentada pelo governo Bolsonaro.



Ainda no Gabinete do deputado, o presidente da CONTAG participou de reunião com uma delegação de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares dos perímetros irrigados do Vale do São Francisco. “Tratamos de questões importantes para o desenvolvimento e produção da região, inclusive sobre a preocupação da utilização da água, pois estão sofrendo com algumas dificuldades geradas a partir de decisões do governo Bolsonaro”, informou Aristides.



Na sequência, participou de uma reunião com cinco deputados estaduais do Nordeste: Doriel Barros (PT-PE), Isolda Dantas (PT-RN), Limma (PT-PI), Marcelino Galo (PT-BA) e Adelmo Soares (PCdoB-MA). O objetivo do encontro foi dialogar sobre a formação de um Fórum Parlamentar da Agricultura Familiar no Nordeste, experiência semelhante ao Fórum dos Governadores e ao Fórum dos Gestores/Secretários(as) de Agricultura Familiar do Nordeste. “Seria mais um espaço onde os deputados e deputadas estaduais tentarão se articular para discutir a Agricultura Familiar, tentando acompanhar, também, as agendas dos governadores e gestores”, explicou o presidente da CONTAG.



À noite, representou os movimentos sociais na Abertura do 14º Fórum dos Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste, evento que contou com a participação da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).



A Análise de Conjuntura foi feita pela economista e professora Tânia Bacelar, que mostrou que o desemprego no Brasil continua alto, o índice no Nordeste continua aumentando, a recuperação está muito lenta, a economia está estacionada e que as expectativas com o novo governo não são boas. Durante a análise, também apresentou preocupação com a proposta de reforma da Previdência e o ataque às organizações. “Na opinião dela, a região Nordeste é estratégica nessa discussão, para enfrentar essa crise e tentar garantir os direitos da classe trabalhadora”, disse Aristides.

O presidente da CONTAG destacou no evento que, quanto à agricultura familiar, o governo não deu resposta e nem chamou a CONTAG para conversar sobre a pauta entregue desde o final de fevereiro desse ano. “Disseram que nos dariam uma resposta em 15 dias, mas até agora nada”, cobrou o dirigente.

Já na manhã desta sexta-feira (29), Aristides Santos participou do painel "Eixos Estratégicos para o Fórum: A Visão dos Movimentos, atividade do 14º Fórum, juntamente com representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), da Rede de Ater e da Rede de Articulação dos Territórios do Nordeste e do Brasil. “Fiz uma fala trazendo as preocupações e a importância desse Fórum. E destaquei que o momento requer ações políticas mais de imediato em defesa da agricultura familiar. No entanto, dois pontos são principais: o Plano Safra, onde o Nordeste tem que influenciar os gestores na tentativa de manter as principais políticas, mesmo com as limitações no orçamento; e a questão da reforma da Previdência, com o foco na MP 871/2019, na perspectiva de os governadores e gestores, de todos nós e da bancada nordestina ajudar a derrotar a MP e a PEC da reforma da Previdência”, informou o dirigente.



Para finalizar a sua agenda em Pernambuco, participou ainda nesta sexta-feira (29) de uma Audiência Pública em Carpina/PE contra a reforma da Previdência e sobre os impactos da Medida Provisória (MP) 871/2018. Mais de 1500 pessoas estiveram presentes.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico