O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, cumpriu diversas agendas nesta quinta-feira e sexta-feira (28 e 29 de março), em Pernambuco, e um dos principais pontos de pauta foi a defesa da Previdência Rural.
Ontem (28), a agenda foi iniciada em Recife/PE, com a visita ao Gabinete do deputado estadual Doriel Barros (PT), ex-presidente da FETAPE, para falar com o parlamentar e sua assessoria sobre projetos de interesse da agricultura familiar e que estão sendo desenvolvidos pelo mandato, além de dialogarem sobre as boas perspectivas do deputado, inclusive sobre o seu trabalho na Frente em Defesa da Previdência na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo Aristides, esse trabalho junto à ALEPE está servindo de exemplo para outros estados do Nordeste que também vão criar a Frente para fazer o debate nas Assembleias Legislativas e com a sociedade, principalmente quanto aos efeitos de uma possível reforma da Previdência a partir da proposta apresentada pelo governo Bolsonaro.
Ainda no Gabinete do deputado, o presidente da CONTAG participou de reunião com uma delegação de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares dos perímetros irrigados do Vale do São Francisco. “Tratamos de questões importantes para o desenvolvimento e produção da região, inclusive sobre a preocupação da utilização da água, pois estão sofrendo com algumas dificuldades geradas a partir de decisões do governo Bolsonaro”, informou Aristides.
Na sequência, participou de uma reunião com cinco deputados estaduais do Nordeste: Doriel Barros (PT-PE), Isolda Dantas (PT-RN), Limma (PT-PI), Marcelino Galo (PT-BA) e Adelmo Soares (PCdoB-MA). O objetivo do encontro foi dialogar sobre a formação de um Fórum Parlamentar da Agricultura Familiar no Nordeste, experiência semelhante ao Fórum dos Governadores e ao Fórum dos Gestores/Secretários(as) de Agricultura Familiar do Nordeste. “Seria mais um espaço onde os deputados e deputadas estaduais tentarão se articular para discutir a Agricultura Familiar, tentando acompanhar, também, as agendas dos governadores e gestores”, explicou o presidente da CONTAG.
À noite, representou os movimentos sociais na Abertura do 14º Fórum dos Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste, evento que contou com a participação da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).
A Análise de Conjuntura foi feita pela economista e professora Tânia Bacelar, que mostrou que o desemprego no Brasil continua alto, o índice no Nordeste continua aumentando, a recuperação está muito lenta, a economia está estacionada e que as expectativas com o novo governo não são boas. Durante a análise, também apresentou preocupação com a proposta de reforma da Previdência e o ataque às organizações. “Na opinião dela, a região Nordeste é estratégica nessa discussão, para enfrentar essa crise e tentar garantir os direitos da classe trabalhadora”, disse Aristides.
O presidente da CONTAG destacou no evento que, quanto à agricultura familiar, o governo não deu resposta e nem chamou a CONTAG para conversar sobre a pauta entregue desde o final de fevereiro desse ano. “Disseram que nos dariam uma resposta em 15 dias, mas até agora nada”, cobrou o dirigente.
Já na manhã desta sexta-feira (29), Aristides Santos participou do painel "Eixos Estratégicos para o Fórum: A Visão dos Movimentos, atividade do 14º Fórum, juntamente com representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), da Rede de Ater e da Rede de Articulação dos Territórios do Nordeste e do Brasil. “Fiz uma fala trazendo as preocupações e a importância desse Fórum. E destaquei que o momento requer ações políticas mais de imediato em defesa da agricultura familiar. No entanto, dois pontos são principais: o Plano Safra, onde o Nordeste tem que influenciar os gestores na tentativa de manter as principais políticas, mesmo com as limitações no orçamento; e a questão da reforma da Previdência, com o foco na MP 871/2019, na perspectiva de os governadores e gestores, de todos nós e da bancada nordestina ajudar a derrotar a MP e a PEC da reforma da Previdência”, informou o dirigente.
Para finalizar a sua agenda em Pernambuco, participou ainda nesta sexta-feira (29) de uma Audiência Pública em Carpina/PE contra a reforma da Previdência e sobre os impactos da Medida Provisória (MP) 871/2018. Mais de 1500 pessoas estiveram presentes.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi