Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Portaria do Incra prorroga prazos para assentados(as) da reforma agrária. CONTAG continua a luta para que outras medidas sejam tomadas para superar a crise
WhatsApp

27 de Março de 2020


Arquivo FETAEG
TEMAS RELACIONADOS:
reforma agrária

Foi publicada neste dia 27 de março de 2020, no Diário Oficial da União, a Portaria 586/2020 do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária que prorrogou o prazo de vencimento dos débitos provenientes da concessão de crédito de instalação, títulos de domínio e parcelamentos administrativos e suspensão dos prazos administrativos no âmbito do Incra no período de duração da declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

A Portaria prorroga por 60 dias após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN (Portaria nº 188/GM/MS) o prazo para pagamento de todas as modalidades do crédito instalação títulos de domínio e parcelamentos administrativos vencidos a partir do dia 04 de fevereiro de 2020. Fica suspensa também a cobrança de juros e multas que incidirem durante esse período.

A Portaria 586/2020 estabelece também a prorrogação automática por 180 (cento e oitenta) dias os Contratos de Concessão de Uso - CCU vencidos durante a manutenção do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional - ESPIN.

Os prazos para apresentação de defesa, recursos administrativos e manifestações congêneres em razão de notificações emitidas pelo Incra foram suspensos durante a declaração do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Os(as) trabalhadores(as) devem ficar atentos, pois nesses casos não será contado novo prazo, mas será dada continuidade ao período remanescente dado para apresentação da defesa que voltam a correr automaticamente no primeiro dia útil após o Estado de Emergência.

Elias Borges, secretário de Política Agrária da CONTAG, reconhece que a medida adotada pelo Incra é importante, mas lembra de que é preciso liberar recursos para os assentados(as) da Reforma Agrária. "A CONTAG e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF) apresentaram documento cobrando do poder público medidas emergenciais para os(as) agricultores e a prorrogação das dívidas é uma delas, entretanto, no caso dos assentados(as) da reforma agrária é necessário a liberação do crédito instalação para aqueles que ainda não foram contemplados e os recursos do PRONAF-A e AC, tanto para os assentados da reforma agrária quanto para os beneficiários do crédito Fundiário”. Para o secretário, essas medidas vão ajudar não apenas os(as) assentados(as), mas toda a sociedade. “Vai garantir a continuidade na produção de alimentos”, destaca.

Além da liberação de créditos, o secretário destaca que entre as medidas apresentadas pela CONTAG e pela FPAF está a suspensão de todos os despejos. “Já imaginou milhares de famílias sendo despejadas nesse momento em que a orientação é o isolamento social? Sabemos de algumas decisões judiciais e até decretos de tribunais de justiça suspendendo cumprimento de reintegração de posse, mas é preciso que isso seja válido para todo o território nacional”, afirmou o secretário.

Clique AQUI ara acessar a Portaria 586/2020. FONTE: Secretaria de Política Agrária da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico