Esta semana foi realizada no Polo Regional do Jequié/Bahia mais uma Oficina desta 2ª etapa das Oficinas de Base da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), na perspectiva de aprofundar aspectos sociais, econômicos, políticos, produtivos e formativos, a partir das especificidades dos territórios microrregionais dos estados, considerando a atual conjuntura do Brasil e os desafios e potencialidades para a agricultura familiar.
No Polo Regional do Jequié/Bahia, os mais de 77 participantes, dos 27 municípios, reunidos na cidade Jequié, priorizaram debater sobre a eleição em 2022 de candidatos(as) comprometidos(as) com as pautas defendidas pelos povos do campo (políticas públicas, defesa das entidades sindicais e movimentos sociais, entre outras demandas articuladas ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS); e a Reorganização interna do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), na perspectiva da prática sindical contrapor a atual conjuntura política do País.
Para concretizar esses desafios, os(as) participantes da Oficina do Jequié apontaram como compromissos a serem assumidos pelos Sindicatos, Polo do Jequié, Federação da Bahia/FetagBA e pela CONTAG, 5 ações - de Comunicação, de Sustentabilidade Político-financeira, de Fortalecimento da Agricultura Familiar, de Militância e Formação e, de Reforma Agrária.
A oficina do Polo de Jequié foi bastante positiva. Os Sindicatos presentes avaliaram que a CONTAG e FetagBA acertaram com a metodologia e os conteúdos da Oficina. Desta forma, saíram encaminhamentos importantes em diversas áreas, com destaque aos eixos da agricultura, formação e comunicação. Todos esses compromissos assumidos precisam do apoio da Federação e da Confederação, pontua a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Também presente na Oficina do Jequié, a secretária de Meio Ambiente da Confederação, Sandra Paula Bonetti, avaliou como: extremamente importante e gratificante a Oficina, pois permite um olhar especial para as experiências e realidades das regionais e ainda possibilita aos presentes, o poder de avaliar e pactuar acordos para momentos futuros.
Também contribuíram com a Oficina do Jequié, o presidente da Federação da Bahia, João da Cruz, os vices-presidentes, David Wilkerson e Edite Costa, a secretária de Políticas Sociais, Luciana Oliveira, e os assessores da Confederação, Antônio Lacerda e Givanilson Porfírio (Gil).
Vale destacar que para participar da Oficina em Jequié, os participantes fizeram o teste de Covid, apresentaram cartão de vacinação confirmando a imunização e seguiram todo o protocolo de cuidados orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta 2ª etapa das Oficinas de Base teve início no dia 17 de março, em Manaus, e irá até agosto deste ano. Dentre os temas propostos, estão a atualização da PNF, 6º ENAFOR, Campanha Nacional de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas, Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), Reestruturação do Pronaf, Década da Agricultura Familiar, Política/Plano de Comunicação, Plenária Nacional da Terceira Idade, Festival Nacional da Juventude Rural 2023, Plano de Juventude, Marcha das Margaridas 2023, Resolução da Reforma Agrária, Campanha Campo Conectado pelo Bem, Campanha Raízes se Formam no Campo e Previdência Rural.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes