A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi ocupada nesta madrugada desta terça-feira por cerca de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País. O acampamento da Contag foi montado em frente ao prédio do Ministério da Fazenda e faz parte das manifestações do Grito da Terra Brasil (GTB).
A Polícia Militar tentou impedir a montagem das barracas, mas a direção da Contag negociou a permanência do acampamento até o final desta terça-feira. O deputado federal Anselmo de Jesus Abreu (PT-RO) esteve presente no local e contribuiu com o processo de negociação.
A abertura do Grito da Terra Brasil se deu,às 8h e contou com a participação de parlamentares de vários partidos e de representantes da sociedade civil. A assembléia foi aberta pelo presidente da Contag, Manoel dos Santos, que transmitiu informes sobre o processo das negociações com o governo federal. As reuniões com os ministérios começaram na semana passada e foram acompanhadas por centenas de dirigentes da Contag e das Fetags.
As negociações da pauta do GTB continuam hoje no Ministério do Trabalho e Emprego. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais vão realizar, no início da tarde, uma manifestação em frente ao Ministério da Previdência Social. Os participantes do Grito da Terra também promovem amanhã (23) ato público contra a Emenda 3 e pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Trabalho.
Fonte: Agência Contag de Notícias