Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais do Espírito Santo irão realizar a 2ª Plenária Estadualda categoria nos dias 26 a 28 de setembro de 2007, no Centro de Aperfeiçoamento do Líder Rural (Calir), em Viana/ ES.
Os 93 delegados e delegadas inscritos(as) terão como objetivos fazer uma análise de conjuntura política e social do campo e do movimento sindical; analisar a situação de trabalho e de vidada categoria a partir do 6º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo e do 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais; avaliar o cumprimento das deliberações do 6º CETTR-ES; fixaros encaminhamentos a serem dados para assegurar a efetivação das deliberações do 6º CETTR-ES até o 7º CETTR-ES.
A 2ª Plenária Estadual terá como tema central "Avançar para a Consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) no Espírito Santo". A implementação desse projeto político tem sido o objetivo maior de todo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Os principais eixos para a construção desse projeto são: a realização ampla e massiva da reforma agrária, a valorização e fortalecimentoda agricultura familiar e a defesa e ampliação dos direitos trabalhistas paraos assalariados e as assalariadas rurais.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (FETAES), maior entidade sindical do Estado, com 50 Sindicatos filiados e representação em 98% do território capixaba, é a responsável pela realizaçãoda Plenária Estadual. A FETAES representa e defendeos interesses de mais de 400 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, entre agricultores(as) familiares e assalariados(as).
Fonte: assessoria de Comunicação da Fetaes
Verônica Tozzi - (27) 3223.3677 / 9904.0442