A 4ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais cumpriu seu objetivo. As participantes voltam para os seus estados com mais força para participar das plenárias regionais, que antecipam o 10º Congresso da Contag. Essa é a avaliação das coordenadoras estaduais sobre o evento que reuniu mais de 700 mulheres no período de 10 a 13 deste mês em Luziânia (GO).
Os debates e informações compartilhadas na Plenária embasarão as intervenções das trabalhadoras rurais nos estados e municípios. "Estamos levando mulheres mais apoderadas, mais preparadas para o enfrentamento lá na base", destacou a coordenadora estadual de mulheres de Alagoas, Rilda Gezuíno.
A coordenadora de mulheres da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Elizabeth Fernandes, afirma que as mulheres conseguiram atingir os objetivos propostos para o evento. "A Plenária marcou a conquista de mais avanços para as mulheres. Consolidamos as nossas vitórias e a busca por ampliação de novas conquistas".
Plenárias Estaduais - Vários estados já realizaram plenárias estaduais de trabalhadoras rurais, mas alguns ainda ocorrerão até o final do ano. As mulheres do Amazonas se reúnem em plenária nos dias 18 e 19 de dezembro.
A coordenadora estadual de mulheres e presidente da Fetagri-AM, Izete Rodrigues, ressalta que as discussões feitas na Plenária Nacional fundamentam o debate das trabalhadoras rurais no estado. "Temos subsídios para trabalhar as propostas que o nosso estado levará para o Congresso e elas poderão ser usadas pela próxima diretoria da Contag", disse.
No Rio Grande do Sul, segundo a coordenadora estadual de mulheres, Lérida Pavanelo, o desafio será fazer com que as propostas discutidas nas plenárias nacional e estadual de mulheres sejam incluídas no documento-base do Congresso. "As nossas delegadas saem da Plenária bem preparadas para fazer isso acontecer nas bases", resumiu. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias