Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4ª PNTTR
Plenária Nacional atualizará o Plano de Lutas da CONTAG
WhatsApp

10 de Novembro de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
4ª pnttr

A CONTAG está com grandes expectativas para a realização da 4ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (4ª PNTTR), a ser realizada de 11 a 13 de novembro de 2015, em Brasília/DF. O processo de preparação está a todo vapor, as Federações já realizaram as plenárias estaduais e credenciaram as delegações. A Confederação espera um público aproximado de 600 pessoas, entre delegados(as), convidados, assessoria e funcionários.

A 4ª PNTTR será realizada no momento em que esta Direção da CONTAG completa 2 anos de 7 meses de mandato. O objetivo é avaliar as ações e realizações neste período, revisitar e atualizar o Plano de Lutas aprovado no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) – em março de 2013, e definir as estratégias até o final deste mandato – que se encerrará em abril de 2017.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou que a plenária acontece em um momento muito delicado, no período de uma grave crise econômica e política. “A nossa expectativa é de fazer uma grande avaliação da nossa atuação no último período, bem como da ação do nosso MSTTR como um todo. Queremos ressaltar os pontos positivos e não deixar de analisar as nossas deficiências, dificuldades e lacunas, pois isso é importante para melhorar a nossa ação. Também estamos diante de uma conjuntura onde precisamos aliar o fortalecimento da organização sindical com as conquistas para uma vida melhor para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Enfim, tenho certeza de que a 4ª PNTTR apontará rumos para o MSTTR já pensar no seu evento maior que será o 12º Congresso Nacional da CONTAG, em 2017.”

SENTIMENTO DAS REGIÕES Sudeste – Para o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, a Região Sudeste está com grandes expectativas para a 4ª PNTTR. “O cenário atual não está favorável para a classe trabalhadora brasileira, e para a rural principalmente. A 4ª PNTTR será propícia para fazermos essa avaliação, tirar encaminhamentos, rever o nosso posicionamento e, se for preciso, redirecionar as nossas ações para assegurar a manutenção dos direitos conquistados.”

Centro-Oeste – A secretária geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, disse que a Região Centro-Oeste está trazendo uma boa delegação para a 4ª PNTTR. “A expectativa é de fazer um debate intenso sobre esse cenário político e econômico, principalmente sobre os desafios que enfrentaremos até o final do mandato. Os estados fizeram bons debates e queremos aprofundar aqui em Brasília, visando fortalecer e integrar o MSTTR como um todo e na região.”

Sul – Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, a avaliação do ponto de vista da mobilização é extremamente positiva em relação à Região Sul. “As três federações realizaram três grandes plenárias, tiraram os seus delegados(as), fizeram um profundo debate a partir do caderno de textos e, além disso, vem contribuindo com as suas discussões em âmbito nacional.”

Norte – “Destacam-se nos debates na Região Norte a defesa da manutenção dos agricultores(as) na terra e da reforma agrária, a crítica ao modelo de desenvolvimento em prática no país e o modelo que o MSTTR propõe para a Amazônia, além da violência no campo. Um desafio enorme para o conjunto do MSTTR e para o Norte é a implementação efetiva da paridade de gênero, além da garantia da cota de jovens e da participação da 3ª idade”, disse o vice-presidente e sec. de Relações Internacionais, Willian Clementino.

Nordeste – “A expectativa da Região Nordeste é que o movimento sindical saia da plenária mais unificado, mais consciente do tamanho dos desafios e, com certeza, mais preparado para enfrentá-los. Esperamos debater nacionalmente as possíveis reformas em discussão no momento, como a da Previdência Social, a Fiscal, da Reforma Agrária, o Crédito Fundiário e as políticas públicas como um todo”, destacou o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico