Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4ª PNTTR
Encaminhamentos da 4ª PNTTR
WhatsApp

13 de Novembro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
4ª pnttr

Depois de três dias intensos de debates, reflexões e contribuições de cerca de 500 delegados e delegadas para o fortalecimento da luta da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados, encerrou nesta ultima sexta-feira em Brasília-DF, a 4ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.



Segundo o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, os resultados colhidos após as discussões feitas durante a 4ª PNTTR são altamente positivos em todos os seus aspectos: na organização e principalmente na participação dos delegados e delegadas.



“Com a sistematização de todo o debate feito nos grupos, conseguimos extrair o resultado de todo esse grande movimento da Plenária, o que nos mostra claramente por onde devemos seguir, os principais pontos referentes ao aperfeiçoamento de todas as diretrizes que compõem o sindicalismo, assim como a questão das ações de massa, do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS), com destaque para a reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar, as políticas públicas de desenvolvimento, participação nas eleições das prefeituras, dos estados, presidência da república,das Assembleias Legislativas, da Câmara Federal, Senado, entre outros espaços que devem ter a voz dos povos do campo, da floresta e das águas” . A 4ª Plenária se definiu como um lugar de apresentação de propostas corporativas para classe trabalhadora, mas sobretudo para o país.

“Agora seguiremos com a tarefa de continuarmos mobilizados e articulados, para que possamos efetivar o que foi proposto nos encaminhamentos da 4ª PNTTR, para assim fazermos um grande trabalho junto a nossa base de atuação, fortalecendo ainda mais a representação do MSTTR em todo o Brasil”, destacou a secretária Geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz. Nosso caminho... Vale ressaltar que todos os encaminhamentos são resultados do debate político intenso nos 7 grupos, em alguns casos sendo consenso, em outros com divergência das ideias, o que fortalece ainda mais a construção do 12º Congresso da CONTAG.

Um caminho que não se resume em três dias, mas que teve início há mais de 6 meses com a realização das Plenárias Estaduais, retirada de delegados e delegadas e todo um trabalho de mobilização e articulação do sistema CONTAG.

Durante a 4ª Plenária Foram vários momentos que marcaram a construção dos rumos para o MSTTR, como: análise de conjuntura política com o jornalista, Paulo Moreira e a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, Balanço das Ações da gestão da Confederação, leitura de notas de apoio ao povo mineiro e capixaba, vítimas do mar de lama de rejeitos da empresa Samarco S.A e ao advogado José Batista, ameaçado de morte no sul do Pará, Lançamento do livro 4º ENAFOR “Um conto que encanta”, Apresentação da Ação Anulatória do Empréstimo Consignado, Mística, Noite Cultural, entre outras atividades, deste momento de reflexão e proposição da classe trabalhadora rural.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico