As eleições municipais de 2008, o fortalecimento do projeto político de desenvolvimento rural sustentável e a renegociação das dívidas dos agricultores familiares são alguns temas da Plenária Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão. Ela começa amanhã (19) e vai até a quinta-feira (21).
Organizado pela Fetaema, o evento reunirá cerca de 500 lideranças sindicais de todos os nove Pólos Regionais da federação. Dois debates abrirão o encontro: um sobre a renegociação das dívidas do Pronaf e a emissão eletrônica da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e outro sobre a finalização do convênio entre Incra e Fetaema para o desenvolvimento de atividades de Assistência Técnica, Social e Ambiental (ATES) nas áreas de assentamentos.
As eleições de outubro também serão um importante tema da Plenária. "Pretendemos identificar todos os sindicalistas que serão candidatos e, por meio dos sindicatos, apoiar essas candidaturas, fortalecendo as bandeiras defendidas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) no Estado do Maranhão", ressaltou o presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira.
Segundo ele, as lideranças sindicais que serão candidatas "precisam ter clareza da nossa luta, da força do nosso movimento e ter um discurso afinado com a nossa categoria".
A Plenária será encerrada com uma avaliação sobre os avanços e as perspectivas da reforma agrária e um discussão sobre o Crédito Fundiário no Maranhão. Também serão feitos informes sobre a Plenária Nacional da Juventude Rural, renegociação da pauta da Marcha das Margaridas, o agendamento eletrônico no INSS e o 10º Congresso Nacional da Contag. FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetaema