Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONQUISTA
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é lançado pela presidenta Dilma
WhatsApp

17 de Outubro de 2013


Wilson Dias - Agência Brasil
TEMAS RELACIONADOS:
conquista

Na manhã desta quinta-feira, dia 17, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), muito aguardado pelo MSTTR, em especial pelas mulheres trabalhadoras rurais, que tem a agroecologia como uma das bandeiras de luta. Este é o primeiro plano do governo que trata dessa temática, e faz parte da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, batizada de Brasil Agroecológico. A solenidade de lançamento aconteceu durante a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que se encerra hoje.

O PLANAPO é uma demanda da última Marcha das Margaridas, em 2011. Na época, a presidenta Dilma, em resposta à pauta de reivindicações da Marcha, se comprometeu a elaborar um plano nacional para a agroecologia, com o apoio de segmentos sociais e organizações de mulheres. Quase dois anos após a declaração da presidenta, o PLANAPO é finalmente lançado. A missão do Brasil Agroecológico é articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e com base agroecológica. O investimento inicial deste projeto será de mais de 8 bilhões de reais, que, divididos em três anos, serão disponibilizados via crédito agrícola pelo Pronaf e pelo Plano Agrícola e Pecuário e para outras ações específicas voltadas para assistência técnica, inovações tecnológicas e ampliação do acesso a mercados de programas como o PAA e o PNAE. Ao todo, dez ministérios estão envolvidos com o Plano, coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Participaram de seu planejamento dois grupos formados especificamente para debate do tema: a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), e a Comissão Nacional Agroecologia e Produção Orgânica, composta por representantes do governo e da sociedade civil Marcha das Margaridas “Esta é mais uma conquista da Marcha das Margaridas que vai para as ruas!”, comemora Alessandra Lunas, secretária de Mulheres da CONTAG. “Para nós foi muito significativo este Plano ser lançado na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher Rural e o Dia Mundial da Alimentação, pois incentiva a produção de alimentos saudáveis pelas trabalhadoras rurais, que querem colaborar com a alimentação saudável das pessoas”, declara. Alessandra destaca ainda que, em seu pronunciamento no lançamento, a presidenta lembrou da Marcha das Margaridas muitas vezes, e valorizou as demandas colocadas por essa ação. “Essa resposta a nossa pauta mostra para todas as mulheres rurais a importância de pautarmos as nossas necessidades e objetivos, e os levarmos para negociação junto ao governo. Esta conquista é mais um incentivo para continuarmos na luta”, diz a secretária.



Companheira Verônica representando as Margaridas

PLANAPO na prática O Plano está estruturado em quatro eixos estratégicos: produção; uso e conservação de recursos naturais; conhecimento e comercialização; e consumo. Partindo destes eixos, foram estabelecidas 125 iniciativas. Para conhecer todas as diretrizes do PLANAPO, clique aqui e acesse seu Decreto na íntegra. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila (com informações do MDA)



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico