A Petrobras inaugurou na última terça-feira (29)a sua primeira usina de biodiesel, em Candeias, no estado da Bahia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da silva. A estatal afirma que a unidade terá capacidade de produzir até 57 milhões de litros do produto por ano.
Até o fim de agosto, a previsão é que a Petrobras inaugure mais duas unidades para produzir biodiesel: uma em Montes Claros (MG) e outra em Quixadá (CE).
Juntas, as três usinas deverão gerar renda e trabalho para 55 mil agricultores familiares, que fornecerão as matérias-primas necessárias ao processo de extração de óleo para a fabricação do biodiesel.
A Petrobras informou que investiu R$ 101 milhões na construção da usina de Candeias. A obra gerou 1.301 empregos diretos.
Em quatro anos, a Petrobras pretende investir US$ 1,5 bilhão no segmento de biocombustíveis. Segundo a empresa, além de garantir a liderança do mercado nacional na produção de biodiesel, o investimento "também propiciará a ampliação da participação da estatal no negócio de biocombustíveis, com foco voltado para o mercado de álcool".
Em entrevista coletiva concedida na Bahia, o presidente indicado da Petrobrás Biocombustível, Alan Kardec, disse que a inauguração da unidade de Candeias é o primeiro passo de uma trajetória irreversível que levará a nova subsidiária a liderar o segmento em alguns anos.
"Nossa meta é em 2012 produzir 940 milhões de litros de biodiesel por ano", afirmou Kardec, que tomará possa no cargo durante a solenidade. FONTE: Folha de S. Paulo