O 3º Congresso Brasileiro de Mamona, que ocorre no período de 4 a 7 de agosto em Salvador (BA), vai se transformar num espaço estratégico para a pesquisa científica e tecnológica sobre a cultura da mamona na América Latina. Dentro do evento ocorrerá a primeira "Reunión Latinoamericana sobre Investigación y Promoción de Higuerilla".
"O mundo todo está procurando alternativas para substituir os combustíveis fósseis e essa busca está ainda mais intensa nos últimos meses devido ao alto preço que o petróleo atingiu. O Brasil se destaca no cenário mundial por ter desenvolvido um ambicioso e bem-sucedido programa de produção de etanol e por estar atualmente implementando um novo projeto para produção de biodiesel", comenta o pesquisador da Embrapa Algodão e um dos organizadores da reunião no Brasil, Liv Soares Severino.
Em vários países da América do Sul, América Central e Caribe, a mamona também foi escolhida como uma das culturas agrícolas para fornecimento de óleo e por essa razão o 3º CBM abre espaço para a internacionalização da troca de informações sobre as pesquisas agropecuárias nesse campo.
Entre os participantes da reunião estarão o agrônomo Cesar Adams Urbina Oviedo, pesquisador do Centro Nacional de Tecnología Agropecuaria y Florestal e coordenador do Programa de Promoção de Mamona em El Salvador, e a agrônoma Alina Alexandra Villalobos Camacho, pesquisadora do Instituto Nacional de Investigación Agrícola e coordenadora do Programa de Pesquisa da Mamona na Amazônia Peruana, na região de Pucallpa, no Peru.
Para ler toda a notícia, clique aqui: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2008/julho/4-semana/pesquisa-latino-americana-discutira-futuro-da-mamona FONTE: Embrapa