O 3º e último Módulo da 5ª Turma do Curso Estadual de Formação Sindical (Enfoc), realizado pela Fetape, por meio da Diretoria de Organização e Formação Sindical, em parceria com a Contag, teve início na manhã desta terça-feira (28), no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina. Uma mística de abertura utilizou sementes crioulas, que foram espalhadas pelo mapa de Pernambuco, expressando o desejo de que, ao voltar para os seus municípios, os/as futuros educadores/as populares possam, além de imprimir um novo jeito de trabalhar a terra, ser mobilizadores de suas bases.
Esta etapa do curso objetiva discutir o modelo de desenvolvimento do campo, abordando questões como agroecologia, reforma agrária, educação do campo, sucessão rural, gestão sindical, entre outras, trabalhadas a partir do “Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
No período da manhã de ontem, os/as 51 educandos/as, das três regiões do estado, puderam expor seus produtos da agricultura familiar na Feira das Crenças e Sabores. Já à tarde, foram conhecer as experiências agroecológicas da Organização Não Governamental (ONG) Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), no município de Glória do Goitá.
Para o educando Daniel Raimundo da Silva, do município de Vicência, localizado no Polo Sindical da Mata Norte, participar do curso da Enfoc aumentou o seu nível de informação sobre as lutas do Movimento Sindical Rural. “A gente, lá no campo, não tem acesso a toda essa história. Hoje, minha visão está totalmente diferente, tenho outra compreensão sobre a nossa realidade. Quando eu voltar, com certeza, vou levar muito conhecimento para o campo”, afirma.
“Eu já fazia parte do Movimento, mas não tinha esse conhecimento da questão política, dessa construção... A Enfoc me mostrou isso: a questão política e a questão da organização do Movimento”, explica José Carlos, do município de Terezinha, que fica no Polo Sindical do Agreste Meridional.
A educanda Hosana Ferreira de Araújo, moradora de Triunfo, no Polo Sindical do Sertão Central, diz que desde que começou a participar do Curso Estadual da Enfoc, sua “vista clareou”. “A gente aprendeu muito. Hoje, aqui (no Serta), a gente está vendo a prática. Quando eu voltar, quero repassar tudo o que eu aprendi para as comunidades, para o Sindicato. Essa é a minha obrigação. Com esse curso, minha vida mudou para melhor”.
De acordo com o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas Araújo, com a formação da 5ª Tuma, Pernambuco sai na frente. “Isso fortalece a atuação da rede de educadores e educadoras, que é voltada para uma ação de base. Ou seja, temos muitos dirigentes, pessoas de comunidades, com uma capacidade de fazer um trabalho formativo, de multiplicação, focado em duas estratégias que a gente pondera como muito oportunas para o Movimento Sindical Rural: fortalecer as Delegacias Sindicais e os Grupos de Estudos Sindicais. Para valorizar e compreender a história da nossa luta, mas também criar formas organizativas permanentes”, explica.
No último dia do módulo(31), será realizada a celebração de conclusão do curso para os/as participantes da 5ª Turma, entre eles/as, dirigentes, lideranças, assessores/as e funcionários/as do Movimento Sindical Rural, quando receberão os certificados de educadores/as populares, a partir das 20 horas. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE - Ronaldo Patricio