Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
Participantes da 5ª turma da Enfoc Estadual são estimulados/as pelo conhecimento
WhatsApp

29 de Outubro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco







O 3º e último Módulo da 5ª Turma do Curso Estadual de Formação Sindical (Enfoc), realizado pela Fetape, por meio da Diretoria de Organização e Formação Sindical, em parceria com a Contag, teve início na manhã desta terça-feira (28), no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina. Uma mística de abertura utilizou sementes crioulas, que foram espalhadas pelo mapa de Pernambuco, expressando o desejo de que, ao voltar para os seus municípios, os/as futuros educadores/as populares possam, além de imprimir um novo jeito de trabalhar a terra, ser mobilizadores de suas bases.

Esta etapa do curso objetiva discutir o modelo de desenvolvimento do campo, abordando questões como agroecologia, reforma agrária, educação do campo, sucessão rural, gestão sindical, entre outras, trabalhadas a partir do “Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.

No período da manhã de ontem, os/as 51 educandos/as, das três regiões do estado, puderam expor seus produtos da agricultura familiar na Feira das Crenças e Sabores. Já à tarde, foram conhecer as experiências agroecológicas da Organização Não Governamental (ONG) Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), no município de Glória do Goitá.

Para o educando Daniel Raimundo da Silva, do município de Vicência, localizado no Polo Sindical da Mata Norte, participar do curso da Enfoc aumentou o seu nível de informação sobre as lutas do Movimento Sindical Rural. “A gente, lá no campo, não tem acesso a toda essa história. Hoje, minha visão está totalmente diferente, tenho outra compreensão sobre a nossa realidade. Quando eu voltar, com certeza, vou levar muito conhecimento para o campo”, afirma.

“Eu já fazia parte do Movimento, mas não tinha esse conhecimento da questão política, dessa construção... A Enfoc me mostrou isso: a questão política e a questão da organização do Movimento”, explica José Carlos, do município de Terezinha, que fica no Polo Sindical do Agreste Meridional.

A educanda Hosana Ferreira de Araújo, moradora de Triunfo, no Polo Sindical do Sertão Central, diz que desde que começou a participar do Curso Estadual da Enfoc, sua “vista clareou”. “A gente aprendeu muito. Hoje, aqui (no Serta), a gente está vendo a prática. Quando eu voltar, quero repassar tudo o que eu aprendi para as comunidades, para o Sindicato. Essa é a minha obrigação. Com esse curso, minha vida mudou para melhor”.

De acordo com o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas Araújo, com a formação da 5ª Tuma, Pernambuco sai na frente. “Isso fortalece a atuação da rede de educadores e educadoras, que é voltada para uma ação de base. Ou seja, temos muitos dirigentes, pessoas de comunidades, com uma capacidade de fazer um trabalho formativo, de multiplicação, focado em duas estratégias que a gente pondera como muito oportunas para o Movimento Sindical Rural: fortalecer as Delegacias Sindicais e os Grupos de Estudos Sindicais. Para valorizar e compreender a história da nossa luta, mas também criar formas organizativas permanentes”, explica.

No último dia do módulo(31), será realizada a celebração de conclusão do curso para os/as participantes da 5ª Turma, entre eles/as, dirigentes, lideranças, assessores/as e funcionários/as do Movimento Sindical Rural, quando receberão os certificados de educadores/as populares, a partir das 20 horas. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE - Ronaldo Patricio



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico