Desde 2013, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iraquara, no território da Chapada Diamantina, na Bahia, vem intensificando o trabalho de inserção da juventude rural no movimento sindical e na universidade.
Iraquara é um município predominantemente rural, onde 70% da economia gira em função da produção da agricultura familiar. Portanto, a Diretoria do STTR entendeu o quanto era necessário investir em ações para a juventude rural, visando a permanência deles(as) no campo, com qualidade de vida, qualificação profissional e com consciência de classe. Desde 2013, a Secretaria de Jovens do Sindicato vem construindo e mantendo uma forte parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no intuito de divulgar e incentivar que os(as) jovens rurais da região acessem os cursos de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, Ciências da Natureza, Matemática e Tecnólogo em Alimentação. Ao longo do tempo temos conseguido ampliar a quantidade de jovens do campo na universidade e também trabalhamos para que, depois de formados, permaneçam e atuem no meio rural, explica a secretária de Jovens do STTR de Iraquara, Edilúcia Pereira de Souza. A dirigente é agricultora familiar, educadora popular e licenciada em Educação do Campo - Ciências Agrárias pela UFRB.
Uma das turmas do Jovem Saber desse ano.
Aliado ao trabalho de incentivo para que a juventude acesse o curso superior, o Sindicato vem ao longo dos últimos anos conciliando a formação na universidade com a formação política do Programa Jovem Saber. O conteúdo das cartilhas do Jovem Saber dialogam bastante com o do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Ano passado, todos(as) os(as) jovens aprovados(as) no vestibular passaram pelos grupos do Jovem Saber. Então, temos certeza que é uma formação que tem contribuído muito e veio para transformar vidas e a atuação do movimento sindical, afirma Edilúcia.
A dirigente disse que, inclusive, já foi feita uma reunião de avaliação do Programa Jovem Saber e vários(as) jovens deram testemunho sobre essa transformação. Tem um jovem que admitiu ter se curado de uma depressão participando do grupo de estudos e pelo conteúdo abordado. O programa também tem papel fundamental na politização desses sujeitos, fazendo com que conheçam melhor as bandeiras defendidas pelo movimento sindical, os seus direitos e a importância de ocuparem determinados espaços, por exemplo, descreve.
Certificação da turma do Jovem Saber 2018.
No ano passado foram certificados três grupos apenas no município de Iraquara e mais três estão em andamento. Cerca de 30 jovens rurais estão cursando a Licenciatura em Educação do Campo na UFRB e as inscrições para o vestibular de fevereiro de 2020 já estão abertas. As nossas expectativas para o próximo ano são muito boas. Já estamos divulgando o vestibular e ajudando a fazer as inscrições. Estamos trabalhando para termos cada vez mais essa juventude rural empoderada para fazer a luta, para inseri-los no movimento sindical e em diversos espaços, inclusive contribuindo nas formações da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), nos mutirões e Sindicato Itinerante. Queremos também chegar preparados para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. É preciso ser protagonista do processo, dar suporte ao movimento sindical, seja em cargo diretivo, seja na comunidade. Portanto, é um trabalho que tem dado resultado e contribuído para o fortalecimento do movimento sindical, avalia.
Jovens do curso de Educação do Campo junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iraquara na luta contra o fechamento das escolas do campo no município, em 2018. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi