Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4º FESTIVAL DA JUVENTUDE
Parceria entre Sindicato e Universidade na Bahia contribui para inserção qualificada da juventude rural no movimento sindical e na academia
WhatsApp

19 de Dezembro de 2019


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
4º festival da juventude
educação do campo
iraquara
jovem saber
jovens rurais
juventude rural

Desde 2013, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iraquara, no território da Chapada Diamantina, na Bahia, vem intensificando o trabalho de inserção da juventude rural no movimento sindical e na universidade.

Iraquara é um município predominantemente rural, onde 70% da economia gira em função da produção da agricultura familiar. Portanto, a Diretoria do STTR entendeu o quanto era necessário investir em ações para a juventude rural, visando a permanência deles(as) no campo, com qualidade de vida, qualificação profissional e com consciência de classe. “Desde 2013, a Secretaria de Jovens do Sindicato vem construindo e mantendo uma forte parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no intuito de divulgar e incentivar que os(as) jovens rurais da região acessem os cursos de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, Ciências da Natureza, Matemática e Tecnólogo em Alimentação. Ao longo do tempo temos conseguido ampliar a quantidade de jovens do campo na universidade e também trabalhamos para que, depois de formados, permaneçam e atuem no meio rural”, explica a secretária de Jovens do STTR de Iraquara, Edilúcia Pereira de Souza. A dirigente é agricultora familiar, educadora popular e licenciada em Educação do Campo - Ciências Agrárias pela UFRB.

Uma das turmas do Jovem Saber desse ano.

Aliado ao trabalho de incentivo para que a juventude acesse o curso superior, o Sindicato vem ao longo dos últimos anos conciliando a formação na universidade com a formação política do Programa Jovem Saber. “O conteúdo das cartilhas do Jovem Saber dialogam bastante com o do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Ano passado, todos(as) os(as) jovens aprovados(as) no vestibular passaram pelos grupos do Jovem Saber. Então, temos certeza que é uma formação que tem contribuído muito e veio para transformar vidas e a atuação do movimento sindical”, afirma Edilúcia.

A dirigente disse que, inclusive, já foi feita uma reunião de avaliação do Programa Jovem Saber e vários(as) jovens deram testemunho sobre essa transformação. “Tem um jovem que admitiu ter se curado de uma depressão participando do grupo de estudos e pelo conteúdo abordado. O programa também tem papel fundamental na politização desses sujeitos, fazendo com que conheçam melhor as bandeiras defendidas pelo movimento sindical, os seus direitos e a importância de ocuparem determinados espaços, por exemplo”, descreve.

Certificação da turma do Jovem Saber 2018.

No ano passado foram certificados três grupos apenas no município de Iraquara e mais três estão em andamento. Cerca de 30 jovens rurais estão cursando a Licenciatura em Educação do Campo na UFRB e as inscrições para o vestibular de fevereiro de 2020 já estão abertas. “As nossas expectativas para o próximo ano são muito boas. Já estamos divulgando o vestibular e ajudando a fazer as inscrições. Estamos trabalhando para termos cada vez mais essa juventude rural empoderada para fazer a luta, para inseri-los no movimento sindical e em diversos espaços, inclusive contribuindo nas formações da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), nos mutirões e Sindicato Itinerante. Queremos também chegar preparados para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. É preciso ser protagonista do processo, dar suporte ao movimento sindical, seja em cargo diretivo, seja na comunidade. Portanto, é um trabalho que tem dado resultado e contribuído para o fortalecimento do movimento sindical”, avalia.

Jovens do curso de Educação do Campo junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iraquara na luta contra o fechamento das escolas do campo no município, em 2018. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico