Cento e cinquënta e oitojovens trabalhadores rurais paranaenses começam a receber, a partir de hoje (11), os primeiros conteúdos do Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros. Ao todo serão 200 horas de aulas referentes à formação político-cidadã, divididas em quatro módulos, que terão como eixo principal o tema "Cidadania e Desenvolvimento Sustentável".
Neste primeiro módulo serão tratados itens como estrutura fundiária do Brasil, luta camponesa, histórico do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), conceitos de Estado, Sociedade e Trabalho, sustentabilidade sócio-econômica, ética e cidadania, entre outros.
As aulas serão ministradas por docentes das Universidades Federal do Paraná (UFPR), Estadual de Maringá (UEM) e Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Também haverá palestras ministradas por assessores e diretores da Fetaep. Quatro turmas foram formadas e serão capacitadas paralelamente no Centro Cultural de Congonhinhas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Francisco Alves, na Escola do Assentamento Rural São Luiz II, em Sapopema, e na sede da Fetaep, em Curitiba. As atividades serão desenvolvidas com o apoio de prefeituras municipais, Emater, secretarias municipais de agricultura, Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs), entre outras entidades parceiras.
A seleção dos candidatos foi feita durante o mês de maio pelo coordenador estadual de jovens da Fetaep, Marcos Júnior Brambilla, com o apoio dos STRs e também do assessor regional Paulo de Macedo, e da funcionária do STR de Altônia, Áurea Paladini. Foram contemplados 20 jovens de Congonhinhas, 25 de Antonina, 35 de Ortigueira, 48 do território de Ilha Grande e 30 de Sapopema.
Eles terão aulas em semanas alternadas, sendo que a formação-cidadã encerrará no dia 21 de julho. Além disso, os jovens irão participar de oficinas de poesia e música, teatro e oratória. Depois, o Consórcio terá seqüência com as atividades de formação profissional, totalizando mais 200 horas de aula, onde serão enfocadas a bovinocultura de leite e agroecologia.
"Nossa expectativa é de que consigamos promover uma capacitação adequada à realidade dos jovens e que essa iniciativa contribua para a formação de lideranças na comunidade, promova a cidadania e melhore as condições de renda e de vida dos participantes", afirma Marcos Brambilla.
Reivindicação - O Consórcio da Juventude atende jovens de 16 a 24 anos, de regiões com baixo indice de desenvolvimento humano (IDH). Ele faz parte do Programa Primeiro Emprego, do governo federal. Foi criado a partir de uma antiga reivindicação da juventude do campo e do MSTTR e é executado por um convênio entre a Contag e os ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário, por meio das secretarias de Reordenamento Agrário e de Políticas Públicas de Emprego. O Paraná participa pela primeira vez do Consórcio que este ano iniciou sua segunda etapa com a participação de outros 18 estados brasileiros.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetaep