Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CAPACITAÇÃO
Paraná inicia atividades do Consórcio da Juventude
WhatsApp

11 de Junho de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
capacitação

Cento e cinquënta e oitojovens trabalhadores rurais paranaenses começam a receber, a partir de hoje (11), os primeiros conteúdos do Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros. Ao todo serão 200 horas de aulas referentes à formação político-cidadã, divididas em quatro módulos, que terão como eixo principal o tema "Cidadania e Desenvolvimento Sustentável".

Neste primeiro módulo serão tratados itens como estrutura fundiária do Brasil, luta camponesa, histórico do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), conceitos de Estado, Sociedade e Trabalho, sustentabilidade sócio-econômica, ética e cidadania, entre outros.

As aulas serão ministradas por docentes das Universidades Federal do Paraná (UFPR), Estadual de Maringá (UEM) e Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Também haverá palestras ministradas por assessores e diretores da Fetaep. Quatro turmas foram formadas e serão capacitadas paralelamente no Centro Cultural de Congonhinhas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Francisco Alves, na Escola do Assentamento Rural São Luiz II, em Sapopema, e na sede da Fetaep, em Curitiba. As atividades serão desenvolvidas com o apoio de prefeituras municipais, Emater, secretarias municipais de agricultura, Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs), entre outras entidades parceiras.

A seleção dos candidatos foi feita durante o mês de maio pelo coordenador estadual de jovens da Fetaep, Marcos Júnior Brambilla, com o apoio dos STRs e também do assessor regional Paulo de Macedo, e da funcionária do STR de Altônia, Áurea Paladini. Foram contemplados 20 jovens de Congonhinhas, 25 de Antonina, 35 de Ortigueira, 48 do território de Ilha Grande e 30 de Sapopema.

Eles terão aulas em semanas alternadas, sendo que a formação-cidadã encerrará no dia 21 de julho. Além disso, os jovens irão participar de oficinas de poesia e música, teatro e oratória. Depois, o Consórcio terá seqüência com as atividades de formação profissional, totalizando mais 200 horas de aula, onde serão enfocadas a bovinocultura de leite e agroecologia.

"Nossa expectativa é de que consigamos promover uma capacitação adequada à realidade dos jovens e que essa iniciativa contribua para a formação de lideranças na comunidade, promova a cidadania e melhore as condições de renda e de vida dos participantes", afirma Marcos Brambilla.

Reivindicação - O Consórcio da Juventude atende jovens de 16 a 24 anos, de regiões com baixo indice de desenvolvimento humano (IDH). Ele faz parte do Programa Primeiro Emprego, do governo federal. Foi criado a partir de uma antiga reivindicação da juventude do campo e do MSTTR e é executado por um convênio entre a Contag e os ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário, por meio das secretarias de Reordenamento Agrário e de Políticas Públicas de Emprego. O Paraná participa pela primeira vez do Consórcio que este ano iniciou sua segunda etapa com a participação de outros 18 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fetaep

imprensa@fetaep.org.br



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico