Nesta semana, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) está realizando mais uma rodada da 2ª Etapa das Oficinas de Base, contemplando desta vez os estados do Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Paraná
A 2ª etapa das Oficinas de Base realizadas pela CONTAG em articulação com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), aconteceu na cidade de Toledo, de 18 a 20 de abril, contemplando municípios das Regionais Oeste e Sudeste. Os principais encaminhamentos apontados pelos(as) participantes estão ligados à organização, gestão e formação sindical; campanha nacional de sindicalização: sindicato de portas abertas; organização da produção e comercialização; regularização fundiária; comunicação; manutenção da política ambiental diferenciada para agricultura familiar; saúde, educação e programas sociais; Eleições 2022, com foco em um projeto político comprometido com as esferas municipais, estadual e federal e com candidaturas orgânicas do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG); defesa da política de segurança pública rural; e uma maior participação dos(as) jovens e das mulheres no Sistema Confederativo. Em nome da CONTAG, contribuíram com o debate a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti e Assessoria da Confederação.
Sergipe
Em Sergipe, a 2ª etapa das Oficinas de Base, aconteceu no município de Moita Bonita, reunindo representantes dos Sindicatos dos Polos Centro Sul e Sertão, com cerca de 80 participantes, sendo 70% mulheres. As propostas a serem trabalhadas nos dois territórios foram levantadas principalmente a partir dos debates sobre as Eleições 2022; plataforma da agricultura familiar e sustentabilidade político-financeira foco na campanha nacional de sindicalização: sindicato de portas abertas; previdência social; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); organização da juventude e a sucessão rural; ações para a terceira idade; e oferta de serviços que fortaleçam a organização sindical. Em Sergipe, a CONTAG esteve representada pelo secretário da Terceira Idade, Antônio Oliveira, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, a Assessoria da Confederação e, com grande envolvimento da Diretoria e Assessoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase).
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a 2ª etapa das Oficinas de Base, aconteceu de 18 a 20 de abril, em Araruama, tendo como principais propostas a serem trabalhadas nos territórios, a realização de Cursos e Capacitações sobre a Organização Sindical, com foco nos processos, atualizações, registros e documentação para os Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio de Janeiro (FetagriRJ) e à CONTAG; organizar os polos regionais da Federação, na perspectiva de facilitar os trabalhos por polo e a participação dos sindicatos nas atividades sindicais; realizar cursos presenciais de capacitação (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e Cadastro Ambiental Rural (CAR)/PRA, com a contribuição da CONTAG; promover mutirões de sindicalização nas regiões; e implementar a participação das mulheres e jovens nos sindicatos. No Rio de Janeiro, contribuíram em nome da CONTAG, o secretário de Finanças e Administração, Juraci Moreira Souto e Assessoria da Confederação.
Rio Grande do Norte
Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, de 19 a 21 de abril, a Oficina de Base reúne 89 participantes de 20 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares dos polos sindicais Canavieiro e Trairí. Entre os temas que estão sendo aprofundados e que devem apontar importantes compromissos a serem pactuados pelos dois polos, estão as Eleições de 2022; a sustentabilidade político-financeira do sistema confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG); o papel da agricultura familiar no campo da produção, beneficiamento e comercialização, com foco no desenvolvimento sustentável; e a comunicação para a base. No Rio Grande do Norte, a CONTAG está representada pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, a secretária Geral, Thaisa Daiane e Assessoria da Confederação. A Oficina conta também com a contribuição de toda a Diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) e sua Assessoria.
A 2ª etapa das Oficinas de Base da CONTAG tiveram início em março e vão até agosto deste ano.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes