A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) parabeniza a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT) pelos seus 37 anos de lutas, resistência e conquistas para a classe trabalhadora. A CUT é a maior central sindical da América Latina e a 5ª de todo o mundo.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Naquele momento, mais de cinco mil homens e mulheres, vindos de todas as regiões do país, lotavam o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz e imprimiam um capítulo importante da história do Brasil.
Desde a sua fundação, a CUT sempre manteve seu caráter classista, de luta, autônomo e democrático, com compromisso pela igualdade, solidariedade, por melhores condições de vida e trabalho, e por uma sociedade justa e democrática. Teve um papel destacado na emancipação da classe trabalhadora, sobretudo a partir de conquista de políticas de proteção e bem estar dos trabalhadores e trabalhadoras, e de direitos importantes que se refletiram em ganhos sociais e econômicos para toda a sociedade.
Ao longo dos 37 anos, a CUT sempre esteve presente e contribuindo por melhores condições para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, bem como teve participação fundamental na construção do projeto político da CONTAG, o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), e em muitas outras lutas e conquistas da agricultura familiar brasileira.
Por reconhecer toda a sua história e fazer parte dela, a CONTAG tem na CUT uma das suas Centrais de referência e importante aliada de lutas, agendas e ações estratégicas pela garantia e ampliação de direitos dos povos do campo, da floresta e das águas.
Mesmo vivendo tempos adversos com a perseguição clara às entidades sindicais combativas como a CUT após o golpe de 2016 e principalmente pelos governos Temer e Bolsonaro, esta tem conseguido reinventar-se e continuar na vanguarda das lutas da classe trabalhadora. Novos desafios exigem novas respostas de organização e luta da classe trabalhadora e a CUT é peça fundamental na defesa da vida, da democracia, dos direitos, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável e solidário.
Viva a resistência ativa da CUT!
Parabéns pelos seus 37 anos como entidade estratégica de lutas da classe trabalhadora do nosso país!
FONTE: Direção da CONTAG