No dia14 de dezembro, ocorre na capital baiana o lançamento da campanha nacional e internacional "Pela Soberania Alimentar e Combate à Fome no Mercosul". A campanha será lançada no mesmo dia da Reunião da Cúpula Presidencial do Mercosul e tem o objetivo de sensibilizar e articular as organizações civis do mundo todo em favor da criação das políticas públicas para segurança alimentar.
O secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Broch, destaca a importância da iniciativa para o Brasil e para trabalhadores rurais do MSTTR. "Avaliamos como algo inédito para o País. É um avanço do ponto de vista político da Contag, da Coprofam e do conjunto do movimento sindical. Nessa campanha, queremos diminuir as coisas que mais envergonham o ser humano: que é a fome, a miséria e a subnutrição", explica.
Na avaliação do diretor da entidade, é fundamental a discussão do fortalecimento da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável no Brasil e em outros países. "Não superaremos a fome e a miséria se não valorizarmos uma agricultura familiar forte, sadia e pujante, que respeite o meio ambiente, a diversidade e que tenha a produção de alimentos além da visão produtivista", defende Alberto Broch.
Atualmente, o Brasil e a Argentina são um dos maiores produtores de alimento do mundo, apesar disso há uma incidência grande de pessoas passando fome nesses países. Participam do evento representantes da Contag e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag/BA), Além desses, estarão presentes membros da sociedade civil, Países do Mercosul e da Confederação de Organizações de Produtores Familiares Campesinos e Indígenas do Mercosul Ampliado (Coprofam).
A Coprofam é composta por 12 organizações do Mercosul ampliado composto por Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias