A CONTAG, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg) e a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) participaram de reunião promovida pela Central de Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf) de Goiás, no dia de ontem, 26 de fevereiro, em Goiânia/GO, tendo como foco o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo debatidas as alterações ocorridas no Manual Operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as propostas de mudanças nos normativos, bem como foram debatidas e propostas as estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar nos referidos programas durante o ano de 2014.
A Cecaf é uma central que congrega 37 cooperativas da agricultura familiar no estado de Goiás e, junto como a Unicafes, tem sido uma parceira estratégica para operacionalizar as políticas públicas conquistadas pelo movimento sindical. Segundo Wilson Hermuth Gottems, presidente da Cecaf, a Central vem realizando reuniões como essa com grupos de cooperativas que podem participar. “Avaliamos que o PAA é o melhor programa que o governo lançou para compras institucionais, seguido do PNAE. Só que o PAA é melhor por ter menos burocracia e por atender mais DAPs. Já a Conab está comprando pouco e com preço baixo”. Gottems acrescentou que, nesta reunião, também foi debatido um pouco sobre o programa do biodiesel. “Este é um programa muito importante, pois tem tirado muitos agricultores(as) familiares da miséria, inclusive no estado de Goiás”, elogiou.
A CONTAG e a FETAEG foram representadas pelas assessorias de Política Agrícola, e a Unicafes pelo secretário geral Valons de Jesus Mota. No entendimento da CONTAG, estreitar cada vez mais as relações entre as entidades de representação sindical e organizações socioeconômicas é um dos melhores caminhos para fortalecer a agricultura familiar, em especial neste ano, que comemoramos o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI).
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Secretaria de Política Agrícola