Escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo CONTAG. Esse é o principal objetivo das 116 Oficinas de Base planejadas pela CONTAG para fortalecer o diálogo com polos e regionais sindicais e estar ainda mais próxima das demandas dos(as) agricultores e agricultoras familiares. Na semana passada e nesta semana, do Rio Grande do Sul até o Ceará, passando por São Paulo e Cidade de Goiás, dirigentes e assessoria da CONTAG se dedicam ao importante processo de ouvir, dialogar e propor ações que fortaleçam o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Na Cidade de Goiás (GO), nos dias 16 a 18 de outubro, 80 dirigentes e trabalhadores(as) rurais dos Polos Sindicais do Vale do Rio Araguaia e do Rio Vermelho discutiram ações de base e sustentabilidade político financeira do movimento sindical, além de diversos temas como os desafios da organização da agricultura familiar e da reforma agrária. A CONTAG foi representada pelo secretário de Política Agrária, Elias Borges, e pelos assessores Pollyana do Carmo e Gilberto Viegas.
Em Ijuí (RS), 77 dirigentes e trabalhadores(as) rurais de quatro regionais – Ijuí, Santa Rosa, Missões I e Missões II – debateram nos dias 17 e 18 de outubro a necessidade de um trabalho de base com maior aproximação do(a) agricultora(a) familiar e de promover a formação e capacitação de dirigentes e funcionários, e também de jovens, assim como reorientar a prática e a ação sindical com base na demanda e necessidades das famílias. Também foi apontada a necessidade de maior atenção as necessidades das pessoas da terceira idade, principalmente nos aspectos da saúde. A CONTAG for representada pelos assessores Givanilson da Silva, Décio Sieb e José Cadoná.
Nos dias 17 a 19 de outubro, 108 participantes dos 24 sindicatos que compõem a Regional Vale do Curo e Baixo Acaraú se reuniram em Itapipoca (CE) para debater os desafios da agricultura familiar. A CONTAG foi representada pela secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros, e pelos assessores Alonso Batista e Ronaldo Ramos.
Na cidade de Triunfo, em Pernambuco, nos dias 22 a 24 de outubro reúnem-se representantes de 38 sindicatos, de três Polos Sindicais: Sertão Central, Sertão do Pajeú e Sertão do Submédio do São Franscisco. Foram mais de 90 participantes que planejaram ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário. A CONTAG foi representada por seu presidente, Aristides Santos, e pelo assessor Ronaldo Ramos.
No mesmo período, 22 a 24 de outubro, em Bauru (SP), a oficina conta com 50 participantes entre dirigentes sindicais e trabalhadores e trabalhadoras rurais da base de 03 Polos Regionais: Marília, Bauru e Vale do Paraíba. Pela CONTAG participam o secretário de Finanças e Administração, Juraci Moreira Souto, e as assessoras Raimunda Oliveira e Lorena Freitas.
Também entre 22 a 24 de outubro, em São Cristóvão (SE), 90 participantes de cinco Polos Sindicais – Centro Sul, Sertão, Sul, Baixo São Francisco e Cotinguiba – debatem os desafios da organização Sindical e Sustentabilidade Política Financeira do Movimento Sindical, garantia dos direitos e políticas para os agricultores(as) familiares e realizam troca de boas experiências de trabalho de base dos sindicatos. A CONTAG é representada pela secretária-geral, Thaisa Daiane, e pelo assessor Alonso Batista. Segundo o presidente da CONTAG, Aristides Santos, as Oficinas de Base também pretendem ampliar a compreensão da importância do papel da agricultura familiar e dos assalariados e assalariadas rurais para o desenvolvimento sustentável e para a manutenção e conquista de direitos no meio rural. “Além disso, vamos aproveitar a oportunidade para mapear informações e potencializar as boas experiências de ação e prática sindical. Portanto, é importante que todos e todas participem ativamente das Oficinas de Base. Contribua com o fortalecimento do movimento sindical para que possa representar ainda melhor os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, convocou Aristides. FONTE: Asssessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto