Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Outubro celebra datas importantes para as mulheres
WhatsApp

15 de Outubro de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
mulheres

O mês de outubro é muito simbólico para a luta das mulheres, em especial das mulheres do campo, das florestas e das águas. Uma das principais datas é o Dia Mundial da Trabalhadora Rural, celebrado em 15 de outubro. A data remete à reflexão sobre a importância da mulher na produção de alimentos, no desenvolvimento rural, no compromisso com o meio ambiente e a agroecologia, bem como na garantia da segurança e soberania alimentar dos povos. Destaca, ainda, a luta e as conquistas de uma categoria que agora conta com políticas públicas específicas para a valorização dessas trabalhadoras.

Outra importante data neste mês e que representa uma das principais bandeiras de luta das Margaridas é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado dia 10 de outubro. A data tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os números da violência, fortalendo os mecanismos de combate ao fim dos crimes praticados contra as mulheres. No Brasil, foi criado a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que recebe denúncias e presta informações. Já a Lei 11.340 de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um marco no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Por causa desta importante lei, foi estruturada no País uma rede de atendimento especializada para as mulheres vítimas de violência. A Lei completa uma década neste ano e a preocupação é de que, com a desestruturação das políticas públicas, instaladas no atual governo, possa haver um retrocesso com a sua aplicação.

A prevenção contra o câncer de mama também integra a agenda feminina brasileira. O movimento é popularmente conhecido como Outubro Rosa e é celebrado em todo o mundo. A iniciativa surgiu nos Estados Unidos, com o seu laço cor-de-rosa e se expandiu para outros continentes, com ações que eram e são, até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Com o tempo, para dar visibilidade à campanha, foi usada a estratégia de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, entre outros, dando um visual colorido às cidades.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 11 de outubro como o Dia da Menina. A partir de 2012, a data celebra os progressos e tem o objetivo de fortalecer a luta pela promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes. Além disso, visa reconhecer a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero e outros tipos de violência em todo o mundo, e empoderar as futuras mulheres através da educação. As meninas e adolescentes mulheres encontram-se em situação maior de vulnerabilidade e a ONU recomenda aos governos a adoção de medidas urgentes, decisivas e orquestradas para garantir que elas tenham o direito de viver plenamente sua adolescência e desenvolver todo o seu potencial sem violência e discriminação. Essa realidade é ainda invisível na maioria dos espaços do campo. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico