Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LANÇAMENTO
Oscar Jara lança livro na CONTAG
WhatsApp

29 de Outubro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
lançamento

O educador popular latino-americano e presidente do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (Ceaal), Oscar Jara, lançou o livro “A Sistematização de Experiências, Prática e Teoria para outros Mundos Possíveis” na noite desta terça-feira, 29 de outubro, no auditório Margarida Maria Alves, na ENFOC/ CONTAG. Na ocasião, também fez uma palestra sobre “Desafios e Perspectivas dos Movimentos Sociais da América Latina face aos governos democráticos e populares”.



Fotos: César Ramos

O evento contou com a presença da diretoria e assessoria da CONTAG, de conselheiros fiscais da Confederação e das Federações, de jovens rurais do Brasil e de oito países da América Latina, além de educadores(as) populares e demais convidados. O ato de lançamento do livro também contou com a presença de Gerardo Iglesias, diretor regional da UITA, da doutora e educadora popular Elza Falkembach, do educador popular e representante da Secretaria Geral da Presidência da República Pedro Pontual.

Ao abrir as falas, Juraci Moreira Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, destacou a importância do lançamento deste livro. “Esse é um momento que nos emociona muito, é um momento especial, do registro de experiências vivenciadas por nós mesmos.” O dirigente também abriu a reflexão sobre os desafios e perspectivas dos países latinos, já que no próximo ano vários países latino-americanos passarão por eleições, momento que desafia a todos. “Queremos fazer uma reflexão de que a eleição seja um momento de fortalecimento da democracia e não só de eleger candidato. Na próxima eleição estarão em disputa dois projetos de desenvolvimento. No caso do Brasil, que não é diferente dos outros países, de um lado está a agricultura familiar, representada por um projeto democrático e popular, e do outro lado está o projeto representado pelo agronegócio.”



Gerardo Iglesias, fez referência à parceria da UITA na tradução do livro para a língua portuguesa e a algumas pesquisas realizadas. Uma dela aponta que 60% dos estudantes em Honduras não sabem diferenciar o que é democracia de ditadura. O dirigente também destacou o atual cenário político brasileiro quanto à proposta de regulamentação da PEC 57-A, que a CONTAG e UITA são contrárias. “O Brasil quer abolir a escravidão sem combatê-la. Estamos nessa luta junto à CONTAG.”

Diálogo com Oscar Jara Oscar Jara proporcionou um ótimo momento a todos os participantes ao fazer uma exposição sobre os Desafios e Perspectivas dos Movimentos Sociais da América Latina face aos governos democráticos e populares. “A principal ideia é que temos que acreditar na possibilidade de mudança para que a mudança seja possível. Surgem novas vozes na América Latina que lutam pela terra, educação, saúde, alimentação, direitos sexuais e reprodutivos, pelo direito de falar e pelo direito de ser feliz.” O autor destacou três fenômenos na América Latina: a importância de manter a autonomia dos movimentos sociais, a articulação com outros movimentos, e ir além dos espaços nacionais para um olhar latinoamericano. “Temos que construir laços estratégicos que permitam chegar ao núcleo dos problemas sociais. Temos um lado um projeto que degrada o meio ambiente, que visa o lucro e a lei de mercado. Do outro lado temos o modelo solidário, que respeita as pessoas e o meio ambiente.”

Oscar Jara também destacou a importância do olhar para as práticas e teorias dos movimentos sociais. “Essa vontade de ter acesso ao saber é fundamental. Que as nossas inquietações não sejam facilmente respondidas, é importante ter o diálogo, a troca de experiências. Esse é o objetivo da sistematização de experiências. Nesta noite tenho o orgulho de compartilhar algo que não é meu, é resultado de todo um processo. Esta é uma obra coletiva. Espero que seja muito útil para o trabalho de vocês e para o mundo que pretendemos construir”, disse o autor.

Pedro Pontual, que fez o prefácio do livro, falou um pouco sobre os desafios dos movimentos sociais, principalmente em 2014, que será um ano eleitoral em vários países latinos. “Só vamos conseguir alguma mudança a partir da pressão e do diálogo. Só com tensão podemos enfrentar o inimigo maior que é o agronegócio.” Quanto ao livro, Pedro disse que não se faz sistematização de fora para dentro. “Quem sistematiza são os que fazem, os responsáveis pela prática. O processo de sistematização pode ampliar a potência da nossa ação, fortalece a nossa identidade. A sistematização de experiências também permite a democratização da gestão de instituições.”

“Vejo este momento como um marco na vida da CONTAG”, reconhece Elza Falkembach. A educadora também destacou o atual momento de mobilizações no Brasil e em outros países, as demandas da classe trabalhadora e a importância da CONTAG nos seus 50 anos de história, além do importante papel da ENFOC na transformação política.

O evento contou, ainda, com um depoimento de Maria Alves, diretora da FETAEMG e educadora popular. “Foi importante participar da sistematização do livro Multiplicação Criativa e agora desse também. O primeiro me possibilitou escrever sobre o que eu acreditava. Que eu sou uma pessoa como as outras, mas também que sou especial. Descrever os cursos da ENFOC era escrever o sentimento de todos que passaram pelos cursos.”

Oscar Jara encerrou o evento tocando e cantando o hino da sistematização, emocionando a todos.



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico