Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Os próximos passos do Sistema CONTAG diante do atual cenário político do Brasil
WhatsApp

28 de Novembro de 2018


Comunicação CONTAG- César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

Continua nesta quinta-feira (29), em Brasília, o último Conselho Deliberativo da CONTAG de 2018, com a presença de 84 delegados(as) de 19 Federações do Sistema Confederativo.



O Conselho teve início na tarde desta quarta-feira (28), com uma mística que retratou a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) diante do atual cenário político do Brasil.



Mística de abertura

E seguiu com uma análise de conjuntura feita pelos candidatos orgânicos do Movimento Sindical reeleitos em 2018 (Bohn Gass PT- RS e Heitor Schuch PSB-RS), os eleitos pela primeira vez, (Vilson da Fetaemg PSB-MG e Airton Faleiro PT-PA), o senador eleito Weverton Rocha PDT-MA, e coordenação de falas do presidente da Confederação, Aristides Santos.

PARLAMENTARES Os candidatos eleitos destacaram a importância estratégica da CONTAG na defesa dos direitos dos agricultures(as) familiares e apresentaram elementos importantes da atual conjuntura política do Brasil, a serem apreciados, debatidos e refletidos pelo Movimento Sindical. “Foi através da luta da CONTAG junto com a esquerda, dos movimentos populares e do governo democrático do ex-presidente Lula, que colocamos as políticas públicas para a Agricultura Familiar no centro das discussões do Brasil. Portando, devemos continuar na luta por direitos e pela Previdência Social Rural. Não aceitamos a invisibilidade para quem produz alimentos para o nosso país. Queremos o Brasil com liberdade e não subjugado ao imperialismo capitalista”, destacou o reeleito deputado federal pelo PT-RS Bohn Gass.

Bohn Gass PT- RS Heitor Schuch PSB-RS, reeleito deputado pelo PSB-RS, fez uma análise voltada para a renovação dos deputados(as) no Congresso Nacional. “Dos 55% novos deputados(as) federais, a maioria virá com uma bíblia ou com uma arma debaixo do braço”, demonstrando o perfil conservador e alinhado com as pautas neoliberais da Câmara Federal, após as Eleições de 2018. E encerrou convocando os(as) presentes para não esmorecer diante da atual conjuntura, mas enfrentar os desafios postos e defender a causa Agricultura Familiar como um sacrifício de todo o conjunto do Movimento Sindical.

Heitor Schuch PSB-RS Eleito para o seu 1º mandado a deputado federal, Vilson da Fetaemg, PSB-MG, afirmou que apesar da eleição de um governo contrário aos ideais do Sistema CONTAG, é preciso: “mesmo com a difícil conjuntura e as várias ameaças de retirada de direitos, sentar com o governo federal eleito e de cabeça erguida discutirmos o futuro do país, sobretudo no que se refere à pauta dos povos do campo e a defesa da democracia”, ressaltou.

Vilson da Fetaemg PSB-MG O ex-secretário da CONTAG e candidato eleito pelo PT-PA, Airton Faleiro, afirmou que o resultado das Eleições de 2018 trata-se de um movimento internacional onde o Capitalismo se movimenta para destituir qualquer governo que seja popular e democrático. E aproveitou a oportunidade para convocar os(as) presentes para: “mobilizar as forças vivas da sociedade com formação e ações de base”.

Airton Faleiro PT-PA Após agradecer a oportunidade dada pela CONTAG, o recém-eleito senador pelo Estado do Maranhão, Weverton Rocha do PDT, alertou sobre a importância que a CONTAG deve ter nos processos de negociação com o governo eleito. Destacou ainda a unidade do campo progressista para a disputa política e de sociedade no Brasil, e colocou o mandato à disposição da CONTAG. “Estou à disposição do Sistema CONTAG, do movimento organizado e do campo progressista. Reafirmo meu compromisso na luta para preservamos as conquistas históricas dos povos do campo e de toda a classe trabalhadora”, pontuou o senador eleito, Weverton Rocha PDT-MA.

Senador eleito Weverton Rocha PDT-MA Ainda colaboraram com a análise de conjuntura, a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT/Nacional, Madalena Margarida da Silva; e o secretário de políticas Agrícola e Agrária da CTB/Nacional, Adriano Gelsleuchter. DIRETORIA CONTAG Em nome da Diretoria da CONTAG, o presidente da Confederação, Aristides Santos, agradeceu a presença de todas as representações das Federações e também as contribuições dos parlamentares eleitos. “Agradeço cada companheiro e companheira aqui presente no nosso último Conselho Deliberativo da CONTAG de 2018. Agradeço também as contribuições dos parlamentares com proposições importantes para o nosso futuro, e que ao mesmo tempo nos encorajam a seguirmos na luta pela Reforma Agrária, pelo fortalecimento da Agricultura Familiar, pelos Direitos Ambientais, pelo dignidade de toda a classe trabalhadora do Brasil, etc.”, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Aristides Santos, presidente da CONTAG Após saudar a todos(as), a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, afirmou o papel estratégico da Marcha das Margaridas de 2019 diante de tantas ameaças aos direitos da classe trabalhadora, sobretudo das mulheres. “Companheiras e companheiros, diante de tantos retrocessos e um cenário ameaçador no país, reafirmamos o papel de resistência e denúncia que tem a 6ª edição da Marcha das Margaridas. Portando contamos com o compromisso, a mobilização e o envolvimento de todas e todos do Sistema CONTAG com a maior ação de massa organizada pelas mulheres brasileiras. Vamos juntas(os), RumoaMarchadasMargaridas2019”.

Mazé Morais, secretária de Mulheres da CONTAG PROGRAMAÇÃO: Conselho Deliberativo da CONTAG Na programação do Conselho, entram em pauta: a Previsão Orçamentária da CONTAG para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019; o Planejamento das Atividades para o exercício de 2019; Ações da ENFOC; e Lançamento da Cartilha do Programa Jovem Saber. As temáticas: Meio Ambiente/Combate aos Agrotóxicos; Atualização do Estatuto do Idoso; Resolução da Ação entre Amigas e Amigos – Marcha das Margaridas 2019; Alteração Estatutária da CONTAG; Sustentabilidade Político Financeira; e a Década da Agricultura Familiar aprovada pelas Nações Unidas. E informes das Secretarias: Agrária e Agrícola. FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico