O 1º Encontro da Juventude Rural de São Mateus (ES), reuniu jovens assentados para debater a sua importância na sucessão rural e a organização frente aos desafios impostos pela atual conjuntura política e econômica do País. O evento foi realizado no Assentamento Georgina, na Comunidade do Palmeira, no sábado (09). Além da sucessão rural, os temas debatidos foram a organização da juventude rural, os desafios dos(as) jovens em permanecer no campo com qualidade de vida, o Programa Jovem Saber e a construção para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
A jovem presidente do sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Mateus, Samara Salvador, afirmou que foi linda a interação da juventude rural neste espaço e visível o anseio pelo conhecimento, interessados a fazer parte do Programa Jovem Saber e participar do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
O encontro contou com a participação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, e da secretária de Jovens da FETAES, Taiza Bruna Medeiros. Foi um momento muito grandioso para dialogar com a juventude presente, sendo o foco dialogar a importância da organização destes jovens, de fazer parte do movimento sindical. Como encaminhamento, houve o compromisso de formar turmas do Programa Jovem Saber e preparar a participação no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, em abril de 2020, explicou Mônica Bufon. Foi um momento também de olhar os desafios e pensar estratégias para esta comunidade, completou Taiza Medeiros.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto