Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ARTIGO
Opinião da Sociedade Civil sobre os resultados da 39ª. Sessão do Conselho de Segurança Alimentar Mundial
WhatsApp

27 de Novembro de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
artigo

A sociedade civil (SC) manifesta que foram alentadoras as deliberações na 39ª. Sessão do Conselho de Segurança Alimentar - CSA (Roma, 5 a 19 de Outubro de 2012) porque “a maioria das inquietudes e proposições expostas no Fórum do Mecanismo da Sociedade Civil - MCS foram consideradas e tomadas em conta”, expõe o documento de avaliação (arquivos/portal/AvaliacaoSociedadeCivil.doc) redigido pelos coordenadores dos grupos de trabalho do mecanismo da sociedade civil em questão e que esteve a cargo das comissões de: Marco estratégico mundial de Segurança Alimentar e a Nutricional; Princípios sobre investimento agrícola; Mudança climática; Crise prolongada; Proteção social; Monitoramento e prestação de contas; Definição de políticas e Temas emergentes.

Com respeito à primeira versão do Marco Estratégico Mundial para a segurança alimentar e nutricional (MEM) a sociedade civil celebra sua adoção porque converte-se na primeira referência mundial para a coordenação e a coerência local, nacional e internacional na tomada de decisões para os temas de alimentação e agricultura. No documento declara-se, que pese a que nesta versão não se trata a soberania alimentar, a sociedade civil mantém o compromisso de garantir que o novo paradigma das políticas de segurança alimentar tenham como base à soberania alimentar.

Sobre a Mudança Climática, a sociedade civil considera positivas as decisões de reconhecimento de seus impactos nos produtores de alimentos de pequena escala, a urgência da ação para fazer frente aos seus impactos, e as causas como o fato de que a adaptação seja a principal prioridade, mas, é necessário fazer bem mais para conseguir que os sistemas de alimentos locais, nacionais e mundiais sejam mais sustentáveis e requere-se aumentar o apoio aos enfoques agroecológicos e orientar estudos meio aos recursos genéticos.

Este documento de balanço reconhece também o apoio que os governos deram à elaboração de um Programa para a Ação sobre Crises Prolongadas e instam a que o CSA assegure a colaboração com a sociedade civil, que alente processos dirigidos às comunidades e a proteção da autodeterminação e a soberania sobre os alimentos e os recursos naturais.

A ênfase dada pelo CSA a que a Proteção Social seja reconhecida como um direito humano universal é elogiada, porque “contribui para fazer frente à insegurança alimentar e nutricional”, diz o documento de balanço. Recomenda, assim mesmo, o rastreamento da aplicação destas decisões por parte de todas as partes interessadas, em consideração a que este persiste como um componente crítico ao momento de traduzir as recomendações sobre a vulnerabilidade e a resiliência das comunidades.

Sobre o Monitoramento e Prestação de contas, a sociedade civil mostra satisfação pelas decisões tomadas em relação ao realizado pelo Grupo de Trabalho de Composição Aberta sobre Monitoramento e sugere que o CSA destaque seu papel original para garantir a prestação de contas dos Estados, incluídas as agências internacionais e as empresas multinacionais. Recomenda que o CSA reconheça o papel da sociedade civil e do Relator Especial sobre o Direito à Alimentação no processo de monitoramento.

Finalmente, com respeito às deficiências nas políticas e os temas emergentes, a sociedade civil manifesta em seu balanço, ter explicado com detalhes seus temas prioritários para um debate em maior profundidade sobre soberania alimentar, recursos genéticos e agroecología. Sustenta que o CSA não deveria excluir estes temas da análise e debate por ser essenciais para as partes interessadas do CSA, em geral, e da sociedade civil, em particular.

Ao fechamento do documento, inclui-se uma breve resenha da semana de deliberação do CSA indicando que teve momentos tensos durante a 39ª sessão, em particular quando se tratou os temas MEM e Mudança climática. A sociedade civil assinala que “se entende que a construção de consenso é uma tarefa difícil no meio de atores múltiplos”, e solicita aos governos que “atuem no espírito construtivo do CSA, em consideração a que é a principal plataforma inclusiva internacional e intergovernamental para um amplo leque de partes interessadas comprometidas a trabalhar juntas de forma coordenada sobre a segurança alimentar e nutricional”.

Em conclusão e olhando ao futuro, o documento de balanço tratado sustenta seu compromisso de continuar participando e atuando para a 40ª sessão a celebrar-se em 2013 e por manter o respeito da visão declarada do CSA de lutar por um mundo sem fome, no que se realiza o direito a uma alimentação adequada.

Você também pode ler este artigo em espanhol. Clique no link arquivos/portal/Articulo.doc.

Clique no link abaixo para ler o documento de avaliação da sociedade civil em espanhol.

arquivos/portal/evaluation.doc

FONTE: Assessoria de Relações Internacionais - Margarita Salinas



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico