Participantes discutem operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no último dia do Seminário de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Representantes do governo, mulheres trabalhadoras rurais e dirigentes de todas as federações debatem no momento os aspectos legais e operacionais do PNAE a partir da problematização de experiências.
Na avaliação do secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris o evento é um sucesso, pois traz para o movimento sindical um aprimoramento em todas as ações voltadas à implementação de vários programas conquistados arduamente pelo MSTTR.
Atualmente a agricultura brasileira, especialmente a familiar, é que produz 70% dos alimentos para a mesa dos brasileiros. Para a secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, o que se discute no momento é a segurança alimentar. “O grande desafio é como garantir a soberania alimentar e nutricional das pessoas”, relata a sindicalista. Segundo ela, além de discutir as formas de garantir a ‘soberania’, “é preciso produzir esses alimentos de forma saudável”.
Também participam da discussão a coordenadora da agricultura familiar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Maria Luiza da Silva; o coordenador geral da Universidade Federal de Ouro Preto, Élido Bonomo; o técnico de comercialização MDA, Sergio Feltraco; o superintendente de suporte à agricultura familiar/ Conab, Kelma Cruz e a secretaria de educação do município de Miradouro-MG.
À tarde o debate continua e o tema tratado será as estratégias para o acesso e participação no PAA e PNAE. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias