Escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo CONTAG. Esse é o principal objetivo das 116 Oficinas de Base planejadas pela CONTAG para fortalecer o diálogo com polos e regionais sindicais e estar ainda mais próxima das demandas dos(as) agricultores e agricultoras familiares.
As Regionais Sul e Fronteira participaram ontem (24) em Canguçu, no Rio Grande do Sul, da de mais uma oficina de base no estado. Participaram do debate 15 dirigentes e agricultores familiares, sobre ação e prática sindical frente ao novo cenário e os desafios impostos, com o objetivo de planejar ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, além de olhar o campo, criar ações para melhorar a vida de agricultores e agricultoras e pecuaristas familiares. Representaram a CONTAG o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch e os assessores Givanilson da Silva e Décio Sieb.
Nos dias 22 a 24 de outubro, na cidade de Patos, na Paraíba, 60 pessoas entre trabalhadores(as), dirigentes e assessores(as) de 32 sindicatos dos polos Alto Sertão, Médio Sertão, Vale do Piancó e Vale de Piranhas se reuniram para debater os desmontes das políticas públicas conquistadas pelas lutas e mobilizações do movimento sindical, a sustentabilidade financeira, o fortalecimento da prestação de serviços como DAP, CAPF, CNIS, INSS Digital, assim como a realização de compromissos de atuação junto à base e de articulação dos polos.Representaram a CONTAG nesta oficina o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva (Guto) e o assessor Arnaldo Brito.
Entre 15 e 17 de outubro foi realizada a 6ª Oficina de Base da Bahia, no município de Irecê, com a presença de cerca de 87 dirigentes do Polo Sindical de Irecê. Na ocasião foram debatidas e construídas de forma coletiva as estratégias para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, e planejadas as alternativas de fortalecimento da ação e prática sindical e atualizando sua agenda comum de compromissos que envolve todo o sistema confederativo. A CONTAG esteve representada pela secretária da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva, além dos assessores Gilberto Silva e Ana Bisneto. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto com informações de Gilberto da Silva e de Hoana Talita Gehlen