Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Oficina reúne mulheres do Centro-Oeste, Sudeste e Sul para discutir organização produtiva e construção da Agroecologia
WhatsApp

09 de Outubro de 2017

TEMAS RELACIONADOS:
mulheres



A Oficina Regional sobre Organização Produtiva e Construção da Agroecologia pelas Mulheres Trabalhadoras Rurais, que acontece de 9 a 11 de outubro, em Brasília, reúne mulheres das Regionais Centro-Oeste, Sudeste e Sul, começou com uma mística que levou a todas as mulheres a refletirem sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção ao câncer de mama. A Diretoria da CONTAG abriu a atividade levantando o debate sobre os modos de produção, com foco na defesa à Agroecologia, alimentação saudável e com sustentabilidade.

As diretoras da CONTAG reforçaram que a agricultura familiar é a saída para uma nova forma de produção de alimentos saudáveis e sem agredir o meio ambiente. Somos as zeladoras da saúde, da agroecologia, de fazer um medicamento caseiro.

A oficina conta com a presença das coordenadoras/secretárias de Mulheres das Federações, que compõem a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais das três regiões, assessoras das Federações, de mulheres de base e da secretária de Mulheres da CONTAR, Divina Rosa Cruz.

Os homens também demonstraram apoio à campanha. “Outubro Rosa é uma ação das mulheres, mas também dos homens. Nós homens temos que estar juntos nessa luta porque afeta nossas famílias. Essa campanha deixa um alerta para nós, homens, a prevenção para o câncer de próstata”, deixa a sua mensagem o presidente da CONTAG, Aristides Santos.



A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, destacou a importância da oficina e de realizar esse debate sobre a Agroecologia com as três regiões. Mazé também ressaltou a importância de falar sobre o Outubro Rosa, reunindo as representantes dos estados e todas as mulheres da CONTAG – diretoras, assessoras e funcionárias. “Outubro Rosa nos leva a pensar na importância de se tocar e de se cuidar. O MSTTR suga a gente, sem tempo para pensar na gente e na nossa saúde. Com toda essa conjuntura que vivenciamos de retrocessos, refletimos como nossas mulheres rurais vão se prevenir e cuidar da saúde. Fica essa reflexão!”, alerta Mazé.

Após a mística e a abertura política, a secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane Silva, fez uma apresentação sobre o Outubro Rosa. Ela destacou os objetivos da ação, a importância da prevenção, orientações para o autoexame e as dificuldades de as mulheres rurais conseguirem ter acompanhamento médico.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano. Com o diagnóstico precoce, existe a probabilidade de 95% de chance de cura. “É importante que todas assumam essa campanha e entrem de peito nessa luta. Mês que vem teremos o mês do Novembro Azul, focando na prevenção do câncer de próstata. O câncer, de todo o tipo, está avançando e precisamos repassar informações a toda nossa base”, disse Thaisa, chamando a atenção de todas para essa luta.



PROGRAMAÇÃO

Acontece, neste momento, a mesa de debate “Sem Feminismo não há agroecologia, sendo coordenada pela secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. As debatedoras são Renata Souto, do GT Mulheres da ANA; Sara Pimenta, pesquisadora da UFMG; e a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.

Nesta terça-feira (10), haverá a visita pedagógica ao Acampamento Tiradentes, em São Sebastião/DF, onde as mulheres irão conhecer experiências agroecológicas protagonizadas pelas mulheres, na intenção de debater as potencialidades, limites e desafios colocados para as agricultoras familiares na luta pela agroecologia e soberania alimentar. Ao retornarem da visita, as mulheres irão compartilhar as aprendizagens construídas por meio da visita ao acampamento. Ainda neste dia está programada uma Roda de Experiências, coordenada pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto. Nesta ocasião, serão apresentadas a experiência agroecológica da Chácara Dente de Leão (RS), a simplicidade de viver o empoderamento da mulher do campo na agroecologia e agricultura familiar (ES), e uma experiência agroecológica de Minas Gerais.

No último dia da oficina (11), está programado um momento de definição de estratégias para o mapeamento das experiências agroecológicas protagonizadas pelas mulheres.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico