Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (16 de janeiro), em Brasília, a Oficina Nacional Mulheres e Organização Produtiva, com a presença das secretárias/ coordenadoras estaduais das Mulheres Trabalhadoras Rurais de todo o país. A abertura política contou com a participação da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Carmen Foro, e do secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos. O encontro acontece até o dia 18 no auditório Margarida Maria Alves, na ENFOC/ CONTAG.
A expectativa de Carmen é que essa oficina seja palco de intensos debates sobre a participação das mulheres no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que acontecerá de 4 a 8 de março de 2013, sobre os preparativos da II Mostra Nacional das Margaridas, o acompanhamento da pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas, as comemorações do Dia Internacional da Mulher, além de promover uma avaliação da 5ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, ocorrida em outubro de 2012. “Temos muito o que discutir nesses três dias para que as mulheres participem efetivamente de todo o processo de construção do Congresso, inclusive dos quadros de direção e conselho fiscal na próxima eleição da CONTAG”, incentivou.
No final da manhã, as dirigentes sindicais se dividiram em grupos para iniciar a avaliação da 5ª PNMTR. Nesta tarde também estão previstos os debates sobre a preparação do 11º CNTTR e a participação das mulheres na direção da CONTAG.
Para o segundo dia da oficina estão programados o acompanhamento da pauta da Marcha das Margaridas, construção do Observatório e preparativos da II Mostra Nacional das Margaridas, agendada para 22 a 24 de março de 2013, na Funarte, em Brasília. Já para o último dia estão previstos debates sobre o 8 de Março - durante o 11º CNTTR e a proposta para os estados e regiões, sobre a Política Nacional de Agroecologia e o III ENA – Encontro Nacional de Agroecologia.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi