Construir estratégias para superar os desafios da organização da produção e mercado por meio do fortalecimento de parcerias e cooperações entre as organizações da agricultura familiar e outras instituições e entidades: esse é o principal objetivo das oficinas regionais coordenadas pelas Secretaria de Política Agrícola, Secretaria de Jovens e Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG que estão sendo realizadas ao longo de 2018 por todo o Brasil. Nesta semana (20 a 24 de agosto), o evento é realizado em Belém (PA) com a participação de dirigentes sindicais e agricultores(as) familiares dos estados do Pará, Tocantins e Amapá. A partir desta edição, a oficina contará também com a participação da Secretaria de Mulheres da CONTAG.
“As mulheres são púbico fundamental na discussão da organização da produção, pois elas efetivamente contribuem nesse processo, mas muitas vezes seu trabalho é invisibilizado. Temos trabalhado essa questão a partir da agroecologia. No segundo semestre de 2017, por exemplo, fizemos um mapeamento das experiências de organização da produção agroecológica das mulheres. Além disso, sabemos que as jovens mulheres são as pessoas que mais deixam o campo em busca de oportunidades de trabalho e geração de renda, então trabalhar essa questão com esse público é muito importante dentro do debate da permanência do campo e da sucessão rural”, afirma a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
A programação Oficina Regional Sobre Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar inclui ainda debates com o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições relacionadas ao tema, assim como de associações e cooperativas da região que compartilharão suas experiências.
O evento também conta com a participação do secretário de Organização e Formação Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva, que destacou os momentos de debate e contribuição dos(as) participantes. “Esse evento é muito importante por causa da diversidade do público e das experiências que eles trazem sobre os desafios próprios da região norte no que diz respeito ao escoamento da produção, à organização e planejamento, às motivações para o êxodo da juventude rural”, aponta o dirigente. Como nas oficinas anteriores - realizadas nas regiões Nordeste I (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Norte I (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima)- a oficina conta com a participação da Secretária de Jovens, Mônica Bufon, e com o secretário de Política Agríciola da CONTAG, Antoninho Rovaris. As próximas oficinas serão realizadas em: 27 a 31 de agosto – Teresina (PI) 10 a 14 de setembro – Goiânia (GO) 15 a 19 de outubro – Florianópolis (SC) 22 a 26 de outubro – Vitória (ES)
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Lívia Barreto