Mais de 80 dirigentes sindicais e trabalhadores(as) rurais dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima participam em Manaus (AM), nos dias 06 a 10 de agosto da Oficina Regional Sobre Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, evento coordenado pelas Secretaria de Política Agrícola, Secretaria de Jovens e Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG e que conta com a colaboração da coordenação da Regional Norte da CONTAG. Um dos principais objetivos do encontro é a construção de estratégias para superar os desafios da organização da produção e mercado por meio do fortalecimento de parcerias e cooperações entre as organizações da agricultura familiar e outras instituições e entidades. A programação inclui debates com o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições relacionadas ao tema, assim como de associações e cooperativas da região que compartilharão suas experiências. Haverá também o debate sobre as relações e parcerias internacionais e a importância do tema para a juventude rural.
As próximas oficinas serão realizadas em: 20 a 24 de agosto – Belém (PA) 27 a 31 de agosto – Teresina (PI) 10 a 14 de setembro – Goiânia (GO) 15 a 19 de outubro – Florianópolis (SC) 22 a 26 de outubro – Vitória (ES) Integração de pautas para fortalecer o MSTTR Além do debate sobre associativismo e cooperativismo como forma de garantir meios para a permanência no campo, geração de renda e sucessão rural, a oficina tem ainda um importante papel para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais (MSTTR): o de fortalecer a integração entre as Secretarias de Jovens, Política Agrícola e Vice-Presidência e Relações Internacionais, tanto na CONTAG quando nas Federações e Sindicatos. “Nossa expectativa é conseguir aproximar as pautas e trabalhos das secretarias em todo o movimento sindical, começando pela CONTAG, mas para que as federações também trabalhem conjuntamente no futuro, buscando uma maior aproximação da juventude rural com os temas voltados para o cooperativismo, associativismo e, principalmente, na busca de uma agricultura familiar sustentável no Brasil e no mundo”, afirmou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.
A Secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, concorda e acrescenta: “A sucessão Rural com qualidade de vida e o diálogo com os diversos sujeitos do campo – jovens, mulheres, terceira idade e também crianças - são fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável e solidário. Para que essa luta se fortaleça, precisamos nos reinventar e a integração entre as secretarias é muito importante para nós da CONTAG e para federações e sindicatos. Precisamos fortalecer nossas parcerias nos estados para garantir a organização de nossos(as) agricultores(as) na base”, explicou a dirigente. Entre os mais de 80 participantes da oficina, mais de 20 têm entre 16 e 32 anos. A Secretária de Jovens da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amazonas (FETTRAGRI-AM), Suzi Valente, parabenizou a CONTAG pela parceria entre as secretarias e realização do evento. “Levaremos para nossos(as) agricultores(as) familiares informações sobre a organização da produção, além da importância do movimento sindical trabalhar mais as questões do associativismo e cooperativismo, especialmente com a juventude. Os(as) jovens do campo desejam permanecer no campo com acesso a políticas públicas de qualidade, meios de gerar renda, direito à cultura, esporte, lazer, mas muitas vezes o campo não oferece nada disso. Por isso trabalharemos o Programa Jovem Saber e também as questões da organização da produção com o objetivo de alcançar um melhor desenvolvimento para o campo”, conta a jovem. Para a secretária de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (FETAGRO), Elessandra Machado Dutra, a oficina vem num momento importante onde precisamos somar forças para enfrentar os desafios impostos pela conjuntura política e econômica do Brasil. “Precisamos envolver a juventude nessa discussão e fazer com ela o debate sobre a importância do associativismo e cooperativismo, da organização da produção. Além disso, dá a oportunidade de a gente refletir, enquanto Movimento Sindical, sobre nossas ações ao longo dos anos e sobre como podemos trabalhar unindo as secretarias, para que a gente fique mais forte”, explica a diretora. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto