As mulheres trabalhadoras rurais estão em campo pela efetivação de conquistas da Marcha das Margaridas. Neste segundo semestre de 2014, a Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), está dando continuidade ao Projeto Margaridas em Marcha no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas com a realização de 17 oficinas estaduais. Uma delas é a do Rio de Janeiro, que ocorre no período de 14 a 16 de outubro, em Cabo Frio/RJ.
As oficinas estaduais têm o objetivo de mobilizar, participar e fazer o controle social da implementação das Unidades Móveis e de fortalecer, criar e efetivar os Fóruns Estaduais de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta.
Segundo a coordenadora estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Rio de Janeiro, Elícia Ramos da Cruz Santos, a oficina aponta o despertar das mulheres rurais do estado para a questão das políticas públicas de enfrentamento a violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, abre o espaço de diálogo com a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro e fortalece a articulação do Movimento Sindical do RJ com organizações parceiras. “Eu acredito que, a partir dessa oficina, teremos mais condições de agir, dialogar e contribuir para a efetivação de políticas públicas para as mulheres rurais do estado. Esse momento me fortalece e me dá a certeza de que não estou sozinha nessa luta”, destacou a dirigente.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Regional Sudeste.