Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
Oficina debate Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar
WhatsApp

12 de Junho de 2018


Juliana Benisio
TEMAS RELACIONADOS:
organização da produção

Cinco dias intensos de debates e conversas sobre organização da produção e mercado, associativismo e cooperativismo: nos dias 11 a 15 de junho, em João Pessoa (PB), cerca de 50 pessoas participam da primeira Oficina Regional Sobre Parcerias e Cooperações para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, evento coordenado pelas Secretaria de Política Agrícola, Secretaria de Jovens e Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG. Os(as) participantes do evento são dirigentes sindicais dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e também trabalhadores(as) rurais da base desses estados. Serão realizadas ao longo de 2018 outras oito oficinas como esta em todo o Brasil. Um dos principais objetivos do encontro é a construção de estratégias para superar os desafios da organização da produção e mercado por meio do fortalecimento de parcerias e cooperações entre as organizações da agricultura familiar e outras instituições e entidades. Entre os convidados a contribuir com os debates estão representantes nacionais e estaduais da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes), além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições relacionadas ao tema, assim como de associações e cooperativas que compartilharão suas experiências. Convergência de interesses A garantia da segurança e soberania alimentar, a geração de renda para os(as) agricultores e agricultoras familiares e a permanência dos(as) jovens no campo com qualidade de vida são temas fundamentais para o movimento sindical e que estão estreitamente relacionados à organização da produção e de mercados, ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo. Por isso, a presença da juventude rural na oficina é importante para que o tema da sucessão rural seja discutido amplamente, pois se os(as) jovens que vivem no campo tiverem condições de produzir e comercializar suas produções, poderemos garantir que gora e no futuro nosso país seja abastecido com alimentos saudáveis, e que o meio rural brasileiro continue sendo um lugar de vida, cultura e abundância. “Essa oficina é uma oportunidade para que os(as) jovens ouçam e sejam ouvidos em seus desafios e potencialidades. Precisamos de oportunidades como essa para trocar conhecimentos e experiências, para abrir novas possibilidades de trabalho e luta por qualidade de vida no campo. Os conceitos básicos de associativismo, cooperativismo, as informações sobre parcerias e sobre cadeias produtivas e muitos outro temas são fundamentais para nossa juventude rural”, afirma a Secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto.
A Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG leva para a oficina o debate sobre as plataformas, parcerias e agendas internacionais priorizadas pelo MSTTR para incidência em segurança soberania alimentar e nutricional, e agroecologia. “Vamos discutir como o movimento sindical atua nos espaços internacionais e como podemos fortalecer o tema da associação e cooperação também junto a outros países”, explica o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch.
Para o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris, a oficina também tem como objetivo a construção de uma agenda de trabalho nos estados e regiões de acordo com a realidade local e ou regional. “Considerando sempre os arranjos produtivos, os acúmulos e experiências já em andamento e sempre focadas na importância das parcerias e coletividade das ações no envolvimento dos sujeitos do campo e da cidade, com ênfase no Cooperativismo e Associativismo”, explica Rovaris. O coordenador da Regional Nordeste da CONTAG, José Wilson Gonçalves, também participa do evento, tendo destacado a importância da articulação de nossa confederação com outras organizações sindicais e sociais como estratégia para fortalecer a agricultura familiar. "É preciso ainda criar aliançan com os mercados consumidores locais", apontou José Wilson.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico